GuiaMais
 Brasília a 50 – Capital de todos

Brasília a 50 – Capital de todos

Saiba mais sobre Brasília, a capital federal

Quando se fala em Brasília, logo vem à mente o Congresso Nacional, famoso projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer.  Mas a capital federal, que foi projetada durante o governo do então presidente da República Juscelino Kubitschek, tem muito mais a oferecer a seus visitantes!

 Um avião

Quarta cidade mais populosa do país, é a terceira capital do Brasil, depois de Salvador e Rio de Janeiro. Todo o projeto urbanístico de Brasília foi pensado para contemplar uma cidade planejada, e teve sua forma inspirada no sinal da cruz. Esses eixos, conhecidos como Eixo Rodoviário e Eixo Monumental, dividem a capital em Asa Sul e Asa Norte.

Muito mais que política

Mas não são somente as características descritas acima que refletem a capital federal. Há também inúmeras expressões artísticas latentes. Exemplos dessas expressões são os famosos painéis de Athos Bulcão, artista multitalentoso que deixou sua marca na cidade em diversas construções, como o Palácio da Alvorada, a Igrejinha Nossa Senhora de Fátima e a UnB.

O Eixo Monumental concentra os principais museus da cidade, como o Memorial dos Povos Indígenas e o Museu Nacional da República. Fora do Eixo também é possível visitar o Museu de Arte de Brasília e o Teatro Nacional Cláudio Santoro.

Música e diversão

Outra imagem marcante quando se fala de Brasília é a cena musical, bastante forte na cidade. Conhecidos como “os meninos de Brasília”, a capital ficou famosa nos anos 1980 com o surgimento de bandas de rock nacional que lá surgiram, como a Legião Urbana e o Capital Inicial. Já na década seguinte outras manifestações tomaram conta, como o hardcore dos Raimundos e o reggae do Natiruts. Atualmente, o clássico chorinho é que vem ganhando cada vez mais adeptos brasilienses.

Arquitetura de tirar o fôlego

Mas se tem algo que realmente chama a atenção na capital é a impressionante arquitetura. Para os que estão visitando Brasília pela primeira vez, alguns prédios são imperdíveis.

Você não pode deixar de visitar o marcante Congresso Nacional, símbolo máximo da cidade; o Palácio da Alvorada, residência oficial do Presidente da República; o Palácio do Planalto, onde se encontra o gabinete da presidente; a Ponte Juscelino Kubitschek, conhecida como Ponte JK, atravessa o Lago Paranoá; e a Catedral de Brasília, mais uma deslumbrante obra de Niemeyer.

Além disso, a Praça dos Três Poderes dá uma visão geral dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, representados por seus edifícios monumentais: Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal, respectivamente.

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter