Seguindo a tradição: peixe na páscoa

Seguindo a tradição: peixe na páscoa

Na sexta-feira santa, de acordo com a tradição judaico-cristã, não pode comer carne vermelha. O dia da paixão e morte de Cristo é um dia de jejum e reflexão para os cristãos, que preferem se abster e, pelo menos por um dia, comer outros tipos de comida. É por isso que o GuiaMais.com selecionou dicas especiais para quem quer seguir a tradição e ainda assim comer bem: fazendo um bom peixe. Como a carne é delicada, truques para escolher e para preparar podem ajudar. Mas nada que algumas orientações básicas não resolvam. Escolha o seu e bom apetite!

Onde comprar

Os supermercados de médio e grande porte geralmente têm uma área de peixaria, com animais frescos e bem escolhidos a preços razoáveis. Apesar da variedade mais limitada, ganha pontos pela praticidade de estar mais próximo. Já quem tem tempo e disposição pode se aventurar nas feiras e Mercado Central. A oferta de produtos é maior, possibilitando diferentes escolhas e combinações; além do peixe geralmente ser mais fresco. Em caso de dúvida, peça ajuda aos atendentes, eles sempre sabem qual peixe é melhor.

Como escolher

1) A pele do peixe deve estar uniforme (sem manchas e cortes), úmida e brilhante, com escamas firmes. Isso tudo mostra que o peixe está bem fresco.

2)  Os olhos também devem estar brilhantes, rígidos e salientes.

3) As aberturas ao lado da cabeça devem ser rígidas e resistentes; e as brânquias, avermelhadas e úmidas.

4) Os músculos devem estar bem colados à espinha; e a carne elástica e firme (teste pressionando os dedos).

5) O peixe deve estar armazenado em baixíssima temperatura e com bastante gelo.

6) O cheiro de peixe é forte, mas se for excessivo, desconfie – pode indicar contaminação.

Preparo

– Com o peixe já em temperatura ambiente, faça a limpeza através da retirada das escamas, vísceras e guelras. Para facilitar, utilize um ralador de legumes para remover as escamas, sempre em sentido contrário (do rabo à cabeça).

– Temperos simples geralmente dão os melhores resultados. Sal e pimenta-do-reino, acompanhados de limão e algumas ervas (como alecrim e sálvia), já fazem um bom time. Deixar o peixe marinando no limão ajuda a pré-cozinhar a carne, como no ceviche.

– Para manter seu sabor, o ideal é prepará-lo no dia da compra, no forno ou na grelha. A fritura e o cozimento alteram a textura e sabor da carne. Prefira peixes um pouco mais firmes, como Salmão, Namorado, Robalo e Pacu.

– Para acompanhar sua estrela principal, escolha coadjuvantes leves e neutros, que não roubem a cena. Boas opções são batatas assadas, legumes no vapor e arroz à grega. Para beber, vinho branco ou rosé são sempre ótimas opções.

Veja outras formas de preparo:

E aí? Curtiu? Comenta aqui embaixo!

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter