Massagem: o poder nas mãos
Mundialmente reconhecida como auxiliar no relaxamento, no combate a dores e para energizar, a massagem se popularizou no mundo ocidental. Principalmente com sites de compra coletiva, ela deixou de ser artigo de luxo e acessível a poucos. Isso porque o preço de uma massagem pode sair por uma pequena parcela de seu valor original.
Mas antes de correr para a maca do massoterapeuta mais próximo, é importante tomar alguns cuidados. Por isso, tenha em mente quais os benefícios e as contraindicações, para buscar a técnica que atende melhor às suas necessidades.
Veja a seguir quais são as mais populares para cada objetivo:
1. Massagem relaxante
Para relaxamento, uma das mais conhecidas é a tailandesa, que utiliza os mesmos movimentos da ioga e trabalha com exercícios de alongamento e respiração. É ideal para combater o estresse, mas não recomendamos em caso de problemas cardíacos, varizes ou cirurgia recente.
2. Massagem modeladora
Para estética, as mais comuns são a massagem modeladora e a drenagem linfática. A primeira trabalha a pele e o tecido adiposo, atuando na redistribuição de gordura e melhorando o aspecto da celulite, além de estimular o metabolismo. No entanto, é contraindicada para quem tem inflamação e microvarizes. Já a segunda tem efeito analgésico e relaxante, e ajuda a eliminar líquidos e diminuir o inchaço através da estimulação do sistema linfático, responsável pela absorção e transporte de líquidos, proteínas e gorduras no organismo. Contraindicação: casos de trombose e pressão alta.
3. Shiatsu e Ayurvédica
Outras massagens também bastante conhecidas são o shiatsu, que tem como objetivo equilibrar o fluxo de energia do corpo e pressiona os mesmos pontos utilizados na acupuntura; e a ayurvédica, considerada pelos indianos como parte do tratamento e utilizada para estimular ou acalmar, através do uso de óleos específicos. Mas, as duas são contraindicadas em casos de inflamações e inchaço.
4. Reflexologia podal e quiropraxia
Já novas técnicas que estão ganhando mais espaço são a reflexologia podal. De acordo com a medicina tradicional chinesa, todos os órgãos do corpo estão refletidos na planta do pé. E, assim, essa massagem visa estimular esses pontos para obter os benefícios desejados. Por fim, a quiropraxia, que se diferencia de outras técnicas por trabalhar as articulações ao invés dos músculos, com movimentos rápidos e precisos para tirar a pressão das articulações e realinhá-las.
Para gestantes e crianças
As gestantes devem ter cuidado redobrado ao procurar massagens. Apesar do alívio que podem trazer para a retenção de líquidos e inchaço, entre outros desconfortos, algumas técnicas como a reflexologia e o shiatsu, por exemplo, podem estimular contrações uterinas antes da hora. É melhor consultar um médico antes.
Já para as crianças ela pode atuar como coadjuvante em casos de hiperatividade, dores no corpo, intestino preso e ansiedade. No entanto, deve ser acompanhada por especialistas.
E aí, gostou? Então deixe seu comentário! Leia mais: Ioga para todos