Como comprar pela internet com segurança
Para aproveitar todo o conforto que as compras online oferecem, conheça algumas dicas de segurança!
A compra online é uma das muitas facilidades que a internet oferece. Além de evitar filas, você consegue pesquisar facilmente para conseguir o melhor preço e a qualquer hora do dia!
Apesar de atualmente existirem diversos mecanismos de segurança que reduzem os riscos de cair em golpes ou de vazamento de dados, ainda há armadilhas a serem evitadas na hora de realizar sua compra online.
Para fazer compras pela internet de forma segura, confira nosso post!
01. Confira se o site é seguro
A primeira coisa a ser levada em consideração é a segurança do site. Verifique se o endereço no navegador inicia com https:// e se ao lado aparece um símbolo de cadeado.
Os sites que não possuem esse certificado de segurança, podem roubar as suas informações bancárias.
02. Pesquise a reputação da loja
Busque por relatos de outros consumidores que compraram naquele site para conhecer as reclamações mais comuns. No Reclame AQUI, você pode pesquisar sobre a reputação das empresas antes de contratar um serviço.
03. Desconfie de preços muito baixos
Dificilmente você vai encontrar um produto com o valor muito abaixo da média do mercado e quando isso acontece, pode ser sinal de golpe. Isso porque o produto em questão pode nunca ser entregue ou ainda ser ilegal ou falsificado.
04. Veja as informações sobre a empresa
Toda loja virtual séria fornece dados como endereço, CNPJ, telefone e política de compras. O mais importante é consultar a política da empresa para saber como funcionam as trocas, devoluções, garantia e prazos de entrega.
Todas essas informações são obrigatórias por lei em um site de comércio eletrônico e se elas não estiverem disponíveis, desconfie.
05. Veja os recursos de atendimento ao cliente
Dê preferência a lojas que disponibilizam canais para contato em caso de problemas, como um SAC. Outro detalhe que deve ser levados em conta é a quantidade de informações e fotos que disponibilizam sobre os produtos.
Apesar desses serviços não serem obrigatórios, é um sinal de que a empresa se preocupa com o consumidor.
Agora que você já tem as informações que precisa para se proteger, é hora de ir às compras!