GuiaMais
 5 modelos de escadas para se inspirar

5 modelos de escadas para se inspirar

Em muitos lares, as escadas internas se tornaram elementos centrais no design de interiores, oferecendo oportunidades criativas para aprimorar a estética e o estilo de um espaço. Seja em residências modernas, clássicas ou ecléticas, as escadas internas têm o poder de elevar o apelo visual de um ambiente.

Assim, trazemos cinco modelos inspiradores de escadas internas, cada um representando uma abordagem única e inovadora no design arquitetônico. De curvas sinuosas a linhas minimalistas, descubra como essas escadas se destacam como verdadeiras obras de arte dentro de nossos lares, com designs surpreendentes que podem transformar completamente o visual e a sensação dos espaços internos.

Muito mais que simples ornamentos, o planejamento das escadas deve estar de acordo com a construção da sua casa. Sem que contar que você ainda terá que escolher modelo, tipo de degrau, espelho, revestimento e acabamento.

Não é tarefa fácil, e é normal surgirem dúvidas na hora do projeto. Por isso, selecionamos imagens de escadas de acordo com o modelo. Confira!

Modelos de escadas

A variedade de modelos de escadas disponíveis é vasta, abrangendo desde designs clássicos e atemporais até abordagens contemporâneas e arrojadas. Mas, antes de conferir nossas sugestões, é importante saber quais são as partes de uma escada interna.

Ter conhecimento disso vai te ajudar a transmitir suas ideias para seu pedreiro ou arquiteto.

01. Escada em U

A escada em U é ideal para residências que não estão com economia de espaço. Esse modelo é caracterizado por seguir uma linha reta e mudar de direção em outro patamar. Pode ser construído para dividir dois ambientes ou junto à parede. Aliás, o ideal é utilizar o espaço abaixo dela para compor um ambiente único na sua decoração, como um jardim de inverno, uma adega ou até mesmo um lavabo.

02. Escada em L

Um dos modelos mais utilizados em sobrados, esse modelo tem, como o próprio nome diz, o formato de L. Nesse tipo de escada, pode-se ter um patamar ou os degraus mudam de direção gradualmente. Assim como o “modelo em U”, também é possível projetar espaços abaixo dela, como o lavabo, jardins e outros.

03. Escada Reta

Ideal para ambientes pequenos, o modelo reto é o mais tradicional. Esse tipo é feito em linha reta, sem curvas e nem viradas. Deve ser projetado junto a uma parede cumprida na horizontal.

04. Escada Caracol

Também indicado para casas pequenas, o modelo caracol é o mais compacto de todos. No entanto, este tipo de escada pode oferecer riscos à segurança, uma vez que alguns degraus são menores e não permitem apoiar todo o pé. Além disso, o transporte de móveis e outros objetos é mais difícil.

 

Ver esta publicación en Instagram

 

Una publicación compartida de Casa e Jardim (@casaejardim)

05. Escada Circular

Esse modelo traz um ar sofisticado ao ambiente. É caracterizado por ter o formato circular, como do caracol, mas com curvas suaves. Seu projeto é indicado para casas espaçosas.

Onde comprar

Todos os 5 materiais são encontrados facilmente. O granito e o mármore são vendidos em marmorarias. A madeira em madeireiras. Já o porcelanato em casas de material de construção. Já escolheu qual é o seu estilo favorito de escada?

E aí, gostou? Então deixe sua mensagem nos comentários!

Leia também: Top 10: decoração com revestimento em madeira

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter