Dicas para deixar seu cão sozinho em casa
Muitas vezes, a rotina agitada nos impede de estar constantemente ao lado de nossos amigos peludos. Deixar o cachorro sozinho em casa pode ser uma realidade comum, mas é importante garantir que eles fiquem confortáveis e seguros durante nossa ausência. Além de auxiliar no desenvolvimento do animal, deixar o seu cachorro sozinho em casa evita problemas comportamentais causados pela dependência em relação ao dono. Aqui estão 5 dicas valiosas para ajudar a tornar esses momentos menos estressantes para seu companheiro de quatro patas:
01. Bem-estar
Apesar de parecer óbvio, antes de sair de casa é preciso garantir que o seu dog esteja bem alimentado e saudável. Para que ele fique mais tranquilo deixe seus brinquedos preferidos a disposição e, se for possível, coloque uma música para distraí-lo.
02. Segurança
Antes de sair lembre-se também de conferir se todas as saídas da casa estão fechadas para evitar que o cachorro consiga fugir em um momento de estresse. Ambientes pequenos ou muito fechados podem deixá-lo estressado, prefira uma área onde o cachorro possa brincar e se distrair.
03. Treinamento
O cachorro precisa entender que ficar sozinho é normal, para isso ele precisa se acostumar aos poucos. Um bom exercício é se separar dele por períodos graduais, até que ele se acostume.
04. Ansiedade
Cachorros, especialmente os filhotes, são muito ansiosos e a separação do dono é um momento difícil. Seu pet ficará mais tranquilo se você deixar um objeto com seu cheiro para ele.
05. Preparação
Para que seu cachorro fique mais calmo, é importante levá-lo para passear para gastar a energia antes de ficar sozinho. Além disso, na hora de sair de casa a situação deve ser tratada naturalmente, sem despedidas intensas ou “festas” ao voltar
É importante ressaltar que o processo é diferente para cada cão e alguns deles podem apresentar mais dificuldade durante a separação.
Gostou da dicas? Deixe sua mensagem nos comentários.
Veja também: 20 nomes de cachorro macho e fêmea