Chope, o rei dos bares e botecos

Chope, o rei dos bares e botecos

Cerveja ou Chope

Com a chegada do verão, aumenta também o consumo de cerveja no país – ou chope, a famosa “loira gelada”. A diferença entre os dois é a pasteurização. Na cerveja esse processo neutraliza a ação dos fermentos durante o engarrafamento. Assim, a garrafa de cerveja não estoura e ela pode ser guardada por mais tempo. Já o chope não passa por esse processo e tem o prazo de validade menor, durando cerca de 10 dias dentro do barril, e aproximadamente 24 horas após aberto.

Tipos mais famosos

A cerveja mais consumida é a Lager, de baixa fermentação ou fermentação a frio (de 6 a 12ºC), com graduação alcoólica geralmente entre 4 e 5%. Seu tipo mais conhecido é a Pilsen, bastante popular por aqui. Entre os tipos de chope, o mais famoso também é o Pilsen (conhecido como chope claro). Mas também encontramos opções de chope escuro, geralmente mais consumido no inverno ou com temperaturas mais baixas, por ter sabor mais acentuado e textura mais encorpada.

Cervejaria

O mercado cresceu muito nos últimos tempos. E com isso surgiram também as microcervejarias, num espaço antes ocupado apenas pelas grandes fábricas de cerveja. O movimento trouxe também os mestres cervejeiros, e uma nova moda de produção de cerveja em casa – que deve ser feita com muita cautela e orientação de um especialista. Alguns lugares já oferecem aulas para quem sonha em fabricar sua própria cerveja.

O evento mais popular em que a cerveja é a estrela é a Oktoberfest. Um festival de cerveja celebrado em outubro que tem origem em Munique, cidade da Bavária, no sul da Alemanha. Mas que acabou disseminada ao redor do mundo. Várias cidades no Brasil têm o evento em seu calendário. As principais são as do sul do país, com forte colonização germânica. A mais famosa, porém, ainda é a que acontece em Blumenau.

Acompanhamentos

Ótima companhia para os famosos petiscos brasileiros, como bolinho de carne seca e mandioca frita, o chope reina nos bares e botecos do país. As duas cidades mais famosas pelos seus botequins ainda são o Rio de JaneiroBelo Horizonte. Mas São Paulo, com sua variada gastronomia, também vem ganhando espaço nos últimos tempos com seus bares de mesas na calçada.

Uma curiosidade:

Chope tem origem na palavra alemã “schoppen”, que significa a medida do copo em que a cerveja é servida.

    Relacionados

    Leave a Reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Newsletter