Bistrôs: o charme francês em São Paulo

Bistrôs: o charme francês em São Paulo

A história dos bistrôs

O conceito de bistrô vem da cultura francesa: denomina um restaurante ou bar pequeno e simples, de gestão familiar e preços acessíveis. Geralmente aconchegantes e muito populares na França, vêm ganhando cada vez mais espaço aqui no Brasil. No início, as pessoas confundiam os bistrôs com restaurantes caros e sofisticados. Porém, hoje em dia é mais fácil encontrar locais que sirvam boa comida em ambientes acolhedores e a preços moderados.

Outra característica desse tipo de restaurante é ter um cardápio enxuto, com poucas e boas opções, facilitando a escolha do freguês. Focados na cozinha francesa, geralmente têm como principais ofertas bons cortes de carne e molhos suntuosos. Saladas verdes com nozes, sopas e quiches são uma boa pedida também. Uma boa mostarda faz acompanhamento para a maioria dos pratos. E, para completar, uma taça de vinho tinto ou branco – os garçons sempre têm na ponta da língua as melhores sugestões para harmonizar com cada prato. O crème brûlée (torta de baunilha com crosta de açúcar) é a estrela da sobremesa e faz sucesso.

Onde ir

Alguns dos principais endereços na cidade já oferecem os serviços acima. O Les Repas, em Pinheiros, é o que mais se aproxima da descrição de bistrô original – “bom, bonito e barato”. Não é exatamente barato, mas possui preços mais adequados que outros estabelecimentos da cidade; além de serviço simpático e ambiente agradável. O Robin de Bois, também em Pinheiros, mantém decoração inspirada nas casas francesas, com pôsteres de cancan, remetendo à belle époque.

La Tartine, em Cerqueira César, tem público cativo, que não dispensa sua sopa de cebola e salada verde acompanhada de quiche. O serviço atencioso e clima aconchegante são os fortes da casa, com longas filas de espera aos finais de semana. Outra boa opção próxima é o Otto Bistrot. Apesar de a cozinha não ser estritamente francesa, os pratos são criativos e muito saborosos. É possível perceber o cuidado e carinho em todos os detalhes da apresentação e do ambiente acolhedor. É fácil se jogar em um sofá ou ir para a varanda superior e sentir-se em casa.

Já o Le Vin, nos Jardins, apesar de preços altos, oferece comida francesa sempre impecável e muito saborosa e em porções generosas. O Paris 6, também nos Jardins, não tem clima de bistrô, por ser grande e bastante badalado. Mas oferece clássicos da cozinha francesa com uma nova roupagem, além de ter o atrativo de funcionar 24 horas por dia e aplacar a fome dos que varam a madrugada.

 

Gostou das dicas? Deixe seu comentário!

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter