Tempero germânico: surpreenda-se

Tempero germânico: surpreenda-se

 Comida alemã é cheia de sabores e surpresas

Quando se fala em culinária alemã, é natural pensar somente nas famosas cervejas. Nossa Oktoberfest, realizada anualmente em Blumenau, é a maior fora da Alemanha e não deixa dúvidas de que o forte deles é mesmo a bebida. Mas a gastronomia do país cheia de surpresas para quem se aventura a experimentar outras culinárias.

Alemão de coração

Apesar de ser um país relativamente pequeno (especialmente quando comparado ao Brasil, que tem dimensões continentais); a Alemanha tem uma culinária rica e diversa, que varia de acordo com a região. As carnes são a principal estrela (especialmente a de porco, utilizada de forma diferente em cada região do país). Muitas vezes consumidas na forma de salsicha, o país é famoso por esta especialidade. Há mais de 1500 tipos de salsicha produzidos por lá, com diferentes tipos de carne, sabores e temperos; permitindo diversos acompanhamentos e utilização em pratos.

O pão é um alimento básico e é produzido em 400 tipos diferentes ao redor do país. No café da manhã, os alemães consomem com geleias, queijos e ovos. Nas outras refeições servem como entrada ou para fazer par com as fartas carnes e molhos. E quem visita a Alemanha percebe que a batata também é indispensável na culinária local. O prato mais popular ainda é a salada de batatas, mas os alemães são criativos em utilizar o tubérculo de várias formas; seja cozida, assada, frita ou incorporada em outros pratos. As couves e repolhos refogados estão entre as verduras mais apreciadas.

Pratos típicos

Entre os pratos tipicamente germânicos mais conhecidos aqui no Brasil estão o chucrute (conserva de repolho fermentado, utilizada como acompanhamento de pratos principais); o Einsbein (joelho de porco frito ou assado) e a Paprika Schnitzel (filé mignon suíno com molho à base de páprica).  Entre os doces, o mais popular certamente é a famosa torta folhada de maçã Apfelstrudel, que pode ser quente e com uma bola de sorvete de creme. Apesar de ter origem austríaca, é possível encontrar nos restaurantes alemães.

Reduto de estabelecimentos com culinária de diversos países do mundo, São Paulo também é famosa por seus restaurantes alemães. E o friozinho do inverno é o melhor para experimentar a gastronomia típica do país, já que os pratos são mais densos, perfeitos para enfrentar o rigoroso frio na região. Escolha uma boa cerveja para acompanhar e bom apetite!

Faça em casa

Quer se aventurar e testar em casa a culinária alemã? Veja o vídeo:

O que achou? Nos conte aqui nos comentários!

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter