É melhor ser alegre que ser triste

É melhor ser alegre que ser triste

Aprenda a olhar o melhor da vida

Um pensamento famoso diz que o importante não é o que nos acontece, mas como encaramos este fato. Saber olhar as coisas com outra perspectiva é um dos grandes segredos para uma vida mais leve e plena. Pessoas felizes sabem que este é um estado interior, e que somente elas são responsáveis por este sentimento.

Todos têm suas tragédias pessoais, em maior ou menor grau; porém ficar se vitimando não é a solução. Buscar outros caminhos e utilizar as experiências adquiridas como forma de aprendizado pode ser o segredo para viver de bem com a vida. E quem não quer se sentir mais satisfeito e realizado?

Exercício das pequenas coisas

Já cantava Vinicius de Moraes que “pra fazer um samba com beleza é preciso um bocado de tristeza”. Ou seja, viver de bem com a vida não é ser feliz o tempo todo e ignorar as angústias que afligem todo ser humano; mas sim saber lidar com elas de forma a tirar o melhor proveito deste momento de aprendizado. Este tipo de leveza pode levar anos e anos para ser alcançada – como qualquer exercício, requer prática e perseverança.

Mas não é um estado somente alcançado por monges tibetanos! Todos podem incluir em seu dia a dia algumas atitudes que ajudam no bem estar geral, como maior civilidade e amor ao próximo.

Felicidade não é uma obrigação nem um dom: é uma opção. E nem é um estado definitivo. É uma escolha que se faz em determinados momentos de vida, de preferir se apaixonar pelo que temos em mãos ao invés de amargurar um destino tido como imposto e incontornável.

E o maior truque está em não buscar uma felicidade imediata e insuficiente, descartável; e sim entender que este sentimento é instável e se permitir sentir tristeza quando for necessário. Outra dica é evitar, sempre que possível, pensar muito no passado ou no futuro. Dedique-se mais ao presente, ao “aqui e agora”. No fundo, é a única coisa que temos de verdade em nossas mãos: o presente.

Buscar satisfação em coisas cotidianas ao invés de somente encontrá-la nos sonhos grandiosos também ajuda: fazer uma atividade prazerosa durante o dia, sair para passear com alguém especial, cozinhar para pessoas queridas… Tudo isso gera um tantinho de alegrias diárias que, quando somadas, deixam uma vida toda mais plena.

Mais cuidado e atenção

Deixar de pensar somente nos outros e se colocar em primeiro lugar é, mais do que um ato de egoísmo, uma atitude inteligente para se doar melhor ao mundo também, se utilizada com moderação: quando cuidamos de nós mesmos, nossa autoestima se eleva e nos sentimos mais preparados para enfrentar desafios, nos tornado pessoas mais fortes e ativas.

Também é importante evitar atitudes destrutivas e pessimistas, como autossabotagem, culpa ou preguiça. Se ame e tenha paciência com seus erros e acertos; busque novos desafios, se parabenize pelas conquistas e perdoe-se pelo que sair do planejado. Permita-se demonstrar sentimentos e reconheça que o mais importante não é ser feliz o tempo todo, mas não deixar a melancolia tomar conta. Você é capaz, acredite!

 

Gostou? conta pra gente o que te faz feliz!

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter