Doe sangue e salve uma vida

Doe sangue e salve uma vida

Colabore com o Dia Mundial do Doador de Sangue

Hoje, 14 de junho, é o Dia Mundial do Doador de Sangue. A campanha, criada pelo Ministério da Saúde, tem como principal objetivo utilizar a data para incentivar voluntários a doar sangue. Afinal, não é preciso data especial para praticar a boa ação: ela pode ser um hábito! Homens podem doar sangue a cada três meses e mulheres a cada quatro, devido a perda de ferro em período menstrual. Veja aqui maiores informações e faça parte desta corrente!

Solidariedade e amor ao próximo

Doar sangue é um ato voluntário que visa ajudar pacientes que, por algum motivo, não estejam com a quantidade de sangue necessária em seu organismo. O doador tem parte de seu sangue coletado para armazenamento em um banco de sangue ou hemocentro; que futuramente irá para um paciente compatível.

Contrariando algumas crenças populares, o ato de doar sangue não engrossa nem afina o sangue do doador. Qualquer pessoa saudável é capaz de produzir novamente esta quantidade, sem que isso afete o funcionamento regular de seu organismo. O procedimento é simples, rápido, sigiloso e seguro. Os hospitais e bancos de sangue possuem profissionais bem preparados, com equipamentos próprios e material descartável, que evitam qualquer risco de infecção ou contaminação.

Também são realizados exames no sangue coletado para verificar a presença de vírus ou deficiências. E os resultados são entregues ao doador; que pode ter, desta forma, um controle periódico de como anda a sua saúde. O tempo médio de permanência do doador no local, entre triagem e coleta, é de somente doze minutos. Ou seja: nem a pressa pode ser desculpa!

Cuidados e preparo

As condições básicas para a doação de sangue são: ter entre 18 e 67 anos de idade, pesar mais de 50 kg e possuir documento de identificação com foto. Além da triagem feita com entrevista pré-doação, há também uma lista detalhada de pré-requisitos de quem pode ou não doar sangue, disponível na internet e nos próprios bancos de sangue.

Durante o procedimento, podem ocorrer algumas complicações como enjoos, queda de pressão, tontura e dificuldade momentânea para movimentar o braço. Mas não se preocupe: os médicos e enfermeiros presentes estão preparados para pronto atendimento e socorro.

Após a doação, há também alguns cuidados que o paciente deve tomar, como repouso, ingerir bastante líquidos e evitar atividades físicas vigorosas nas doze horas seguintes. Consulte os profissionais responsáveis em caso de dúvida.

#doesangue #unhavermelha

Em 2011, foi criada uma campanha para promover maior integração dos participantes na celebração da data. As mulheres pintaram as unhas de vermelho como apoio à causa. Nas redes sociais, as hashtags utilizadas para compartilhar informações e promover a doação são #doesangue e #unhavermelha.

Doar sangue é um ato de solidariedade que ajuda a salvar muitas vidas e pode se tornar um hábito praticado por todos. Ajudar a divulgar a causa ou pintar as unhas são atitudes simples e eficazes para mobilizar mais voluntários. Procure o banco de sangue mais próximo e faça a sua parte!

E então, vamos doar sangue?

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter