Vai teclar assim com a sua avó!

Vai teclar assim com a sua avó!

Porque velho é o seu passado!

Com melhor qualidade e maior expectativa de vida, a representação atual da 3ª idade não é mais a mesma. Idosos sentados na cadeira de balanço, de cabelos brancos, cuidando dos netinhos e vendo a vida passar já ficou para trás. Hoje eles têm participação cada vez mais ativa na vida social e cultural da cidade, e estão cada vez mais presentes no mundo virtual. Acha que internet não é coisa para “velho”?  Velho está o seu conceito, isso sim!

De tudo um pouco

De acordo com um estudo publicado em Março de 2012, usuários com mais de 60 anos de idade já representam 7% dos internautas no Brasil. Eles não querem ficar de fora de tudo o que o mundo virtual tem para oferecer. Afinal, isso permite maior contato com seus parentes que estão distantes; além de se atualizarem sobre notícias e relembrarem os velhos tempos através de vídeos e imagens antigas. Coisas que estão entre os passatempos mais procurados.

Outras atividades na lista de favoritas estão ofertas e compras onlinepesquisas de viagem e serviços como internet banking. Para diversão, redes sociais e jogos têm seu espaço garantido, com destaque para aqueles que eles já apreciam no mundo offline, mas com um toque de modernidade virtual: xadrez, pôquer e paciência. E receitas! Afinal, isso sim é um agrado que não muda: cozinhar delícias para os entes queridos e reunir a família.

Aula virtual

Muitos idosos utilizam também seu tempo livre para aprender via internet. Aulas e tutoriais no You Tube, por exemplo, ensinam desde truques para restaurar móveis antigos até fazer tricô e crochê, tudo de forma didática e bem explicada. E isso nem é coisa somente para a 3ª idade! Qualquer um pode utilizar esses recursos de passo a passo quando estiver com dúvida em algum procedimento!

Na vitrola

Uma das únicas atividades a que o público sênior ainda demonstra certa resistência é baixar músicas online. Não que seja demasiadamente difícil, mas é uma questão de gosto mesmo: com a volta dos discos e máquinas analógicas, não são só eles que preferem ouvir música das antigas. Muitos jovens também estão aderindo e voltando às raízes!

Cuidado e paciência

Caso os idosos lhe peçam ajuda para executar tarefas que para você parecem muito simples, seja paciente e explique com carinho. Você pode já ter total desenvoltura neste mundo, mas para eles tudo ainda é muito novo. Mesmo para todos nós, sempre há coisas novas a aprender e assimilar, já que a vida é um eterno aprendizado. Afinal, o segredo não está na idade, e sim na cabeça – essa é que deve ser eternamente jovem!

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter