Desintoxique-se do feriado
Muito chocolate, sobremesas variadas, pratos caprichados, bebidas sem medida… e uma enorme dor no estômago e na consciência no dia seguinte! Essas atitudes de descuido, mesmo que por apenas um ou alguns dias, sobrecarregam o organismo, que tem de trabalhar dobrado para fazer a limpeza das células, descartando substâncias nocivas e absorvendo melhor os nutrientes.
Para se livrar dos excessos pós-Páscoa, o GuiaMais.com selecionou 10 dicas especiais para fazer uma super detox no seu corpo – uma desintoxicação poderosa para varrer todas as toxinas e te deixar pronta para começar a semana leve feito pluma!
Confira as dicas:
1. Alimentos naturais
Pelo menos nessa fase de desintoxicação, dê prioridade máxima a alimentos frescos e integrais, como frutas, grãos e hortaliças. Fique longe de industrializados e embutidos. Além serem ricos em nutrientes, vitaminas, sais minerais e fibras; os alimentos frescos dão maior saciedade, melhoram a digestão e ajudam a “varrer” as toxinas do organismo.
2. Não cozinhe o alimento!
Sempre que possível, prefira consumir os alimentos crus, como vegetais e legumes. O cozimento destrói algumas propriedades nutritivas e é mais recomendado para alimentos de origem proteica, como carnes e ovo.
3. Necessário evitar
Evite consumo excessivo de gordura, sal e açúcar.
4. Hidratação é a chave
Beba muita água, que hidrata o corpo e ajuda a eliminar excessos. Chás, como o verde e o de hortelã, também têm propriedades digestivas e antioxidantes, facilitando o trabalho do organismo.
5. Outros líquidos
Invista nos sucos e sopas, sem coar. Leves e nutritivos, eles complementam as principais refeições. Evite os de caixinha ou saquinho e faça-os em casa com alimentos frescos, de preferência para serem consumidos logo após o preparo.
6. Atividade física
Pratique alguma atividade física. Meia hora por dia é o ideal – caso não seja possível todos os dias, tente ao menos três vezes por semana. Pode ser caminhada, corrida, ciclismo, natação etc. O importante é que seja aeróbica: ela oxigena os músculos, melhora o aparelho digestivo e elimina o estresse. A transpiração também é um fator importante para eliminar as impurezas, melhorando a qualidade da pele.
7. Equilíbrio
Não diminua drasticamente a quantidade de comida ingerida – dietas hipocalóricas podem levar o corpo à desnutrição. O ideal é comer pequenas proporções ao longo do dia, para manter o metabolismo ativado e deixar a fome longe.
8. Ingestão de carnes
Nesta fase, evite carnes vermelhas e dê preferência para peixes ricos em ômega 3, como salmão, sardinha e cavalinha.
9. Massagem pra relaxar?
Massagem melhora a circulação sanguínea e relaxa. A ativação do fluxo circulatório ajuda a desintoxicar o organismo e promove uma drenagem linfática. Use os recursos também da automassagem, uma prática extremamente benéfica!
10. Atividades relaxantes
Outro complemento são atividades relaxantes como alongamento, meditação e ioga, que auxiliam no controle da ansiedade, diminuem a compulsão alimentar e aumentam a concentração.
Gostou das dicas? Deixe seu comentário!
Leia mais: Mito! 5 alimentos que parecem saudáveis