Carros Economize combustível
homem colocando gasolina no carro

Economize combustível

Saiba como reduzir até 35% no consumo de gasolina

Economizar combustível é uma preocupação diária, principalmente, para quem utiliza o veículo para ir até o trabalho. A notícia boa é que, seguindo algumas boas práticas de direção e manutenção do carro, é possível poupar seu dinheiro.

Segundo gerente de desenvolvimento de negócios da Jato Dynamics, Milad Kalume Neto, em entrevista a revista Quatro Rodas, é possível reduzir até 35% do consumo.

Confira a seguir 6 dicas para economizar combustível:

01. Use menos o ar-condicionado

O uso frequente do ar-condicionado é um dos grandes vilões para o aumento do consumo de combustível (cerca de 20% do consumo deve-se ao aparelho). Por isso, evite sempre que possível usar o ar-condicionado. No verão, estacione o carro na sombra e não deixe o ar-condicionado ligado em todo o trajeto. Encontre aqui ar-condicionado automotivos.

02. Deixe seu carro mais leve

Quantas coisas desnecessárias estão no seu carro neste momento? Quanto maior o peso no seu carro, mais se gasta em combustível. Portanto, retire tudo o que não for usar e mantenha seu carro sempre limpo.

03. Desligue o motor com o carro parado

Segundo o Escritório de Eficiência Energética e Energias Renováveis dos Estados Unidos (EERE), deixar o motor ligado quando parado representa um gasto de um a dois litros de combustível por hora. O ideal é desligar o motor após o carro ficar parado mais de 20 segundos – isso se for seguro fazê-lo.

04. Evite altas velocidades

O consumo de combustível está diretamente ligado à velocidade: em altas velocidades, aumenta-se a resistência do ar e, por isso, eleva-se também o gasto de gasolina.

De acordo com o Energy Saving Trust, organização de promoção ao uso de energia sustentável do Reino Unido, ao dirigir a 140km/h consome-se 25% mais combustível do que a 110km/h.

05. Siga as boas práticas ao dirigir

A troca de marchas na hora certa é um fator importante na hora de economizar. Muitos motoristas esticam a troca de marchas e isso exige mais do carro.

As “pisadas” no acelerador também podem interferir no gasto desnecessário de combustível. Para evitar isso, acelere suavemente.

Outra dica é não usar o ponto morto em descidas. Desça com o carro engrenado e sem acelerar. Essa condição de inércia evita qualquer consumo de combustível; em ponto morto, o motor continua funcionando e se consome mais gasolina.

06. Faça a manutenção do seu carro

Mantenha o pneu no nível certo e o alinhamento em ordem. Esses fatores implicam diretamente no consumo de combustível e podem gerar gastos desnecessários. O esforço é maior quando o alinhamento do carro e os pneus não estão adequados.

Se precisar, procure uma oficina mecânica na sua região. Encontre as melhores perto de você no portal GuiaMais.com > Acesse!

 

Comentários (1)

  1. É SEMPRE BOM MEDITAR SOBRE ESTAS SEIS DICAS OFERECIDAS GRACIOSAMENTE POR VOCÊS. NA PARTE QUE ME TOCA, FICO-LHE MUITO GRATO PELA LEMBRANÇA. NÃO SE ESQUECENDO AGORA, SEMPRE QUE SAIR NA ESTRADA DE RODAGEM, RODOVIAS, ASCENDER O FAROL DE SEU VEÍCULO, PARA EVITAR MULTA. GRATO ! DR .MASCARIN=LIMEIRA-SP.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assinar newsletter
total