Tipos de gasolina usada no Brasil
Saiba mais sobre as gasolinas comum, aditivada e premium
O tipo de gasolina que você usa no seu carro interfere diretamente no desempenho e na longevidade do automóvel. Por isso, na hora de abastecer, é preciso ter em mente o que se perde ou se ganha com cada um dos tipos.
Características de cada um deles:
Comum
A gasolina comum é a mais simples, trata-se do combustível bruto que sai das refinarias. Esse tipo de combustível possui menos aditivos e, com isso, não contém substâncias que protegem e limpam o motor. Além disso, com o tempo, os resíduos depositados sobre as válvulas de admissão do motor comprometem o funcionamento do veículo.
Aditivada
A gasolina aditivada, no entanto, possui mais aditivos químicos que ajudam na limpeza e na conservação do motor do que a do tipo comum.
Premium
Já a gasolina premium é de um tipo diferenciado de gasolina. Uma de suas características é possuir mais octanagem que as outras, ou seja, é um combustível mais eficiente, prolongando o tempo de uso de alguns componentes do carro. Além disso, a premium também possui substâncias que limpam a parte interna do motor. Porém, essa gasolina é mais cara e seus efeitos são mais perceptíveis em carros potentes, como os esportes de luxo.
Importante
independente do tipo de gasolina, ou do posto, todas possuem 25% de etanol anidro no Brasil (conforme determinação legal).
Meio ambiente
Todos esses tipos de gasolina poluem a atmosfera. No entanto, a menos agressiva ao meio ambiente é a premium, porque é a que menos emite enxofre durante a queima.
O dióxido de enxofre e o trióxido de enxofre podem reagir com a água da chuva e, com isso, aumentam a frequência de chuvas ácidas, que causam danos para os vegetais, rios, lagos e, sem contar, para a saúde humana.
Leia também: Como economizar combustível?