GuiaMais
 Viagem saudável: corpo e mente em dia

Viagem saudável: corpo e mente em dia

Dicas para não ser pego de surpresa ao viajar – e manter o corpo e a mente sempre saudáveis

Meses economizando para realizar um sonho. Muito planejamento para deixar tudo pronto, conciliar férias com os acompanhantes, escolher melhor época do ano para visitar o destino, comprar guias de viagem, organizar informações e referências… para ficar doente no meio do caminho?! Sim, parece roteiro de filme de terror, mas ficar doente durante uma viagem é um drama muito real e possível – e um dos piores pesadelos dos viajantes de plantão.

Com a exposição a novos ambientes, há também risco de exposição a novos vírus e doenças. Mas sem neuras ou medo de encarar a estrada de novo! O GuiaMais.com preparou uma listinha especial de cuidados simples e objetivos que podem fazer a diferença no planejamento e evitar algumas armadilhas. Afinal, as únicas coisas que queremos levar de volta para casa depois de uma boa viagem são ótimas lembranças – e alguns bons souvenires!

Preparo

O ideal é começar a preparar sua saúde cerca de três meses antes da viagem. Baixa imunidade e altas taxas de estresse por conta dos preparativos são um prato cheio para deixar doenças oportunas se instalarem. Converse com seu médico e peça algumas recomendações (como incrementar a ingestão de vitamina C, por exemplo, que melhora a imunidade e deixa o corpo menos suscetível a doenças).

Alimentação

Capriche na alimentação e nos exercícios moderados, que fortalecem o sistema imunológico, os músculos e a coluna; protegendo a postura e melhorando a disposição e o sistema cardiorrespiratório (ótimos para longas caminhadas de passeios e compras).

Check up

Aproveite também para resolver pendências que você vive protelando, como uma ida ao clínico geral ou ao dentista. Através de exames periódicos eles podem detectar algum problema a tempo hábil de ser resolvido – antes de você embarcar!

Lista de remédios

Aproveite a visita ao médico e prepare uma lista de remédios que podem ser úteis de acordo com o destino (como antigripais para locais frios, por exemplo). O profissional pode orientar melhor, já que cada caso é específico.

Dermatologista

Também visite seu dermatologista com certa antecedência. Dependendo do seu destino (como países estrangeiros), há mudanças no clima, na umidade e até na água em que você vai tomar banho – o que pode causar estragos indesejáveis para sua pele e cabelo. Verifique o que deve levar para se proteger e quais cuidados extras deve tomar.

Teste antes

Evite testar roupas novas (especialmente calçados!) em viagens, já que há a chance de ficarem desconfortáveis – e você terá que lidar com isso o restante dos dias em trânsito! Experimente tudo antes, e aproveite para usá-las já testando novas combinações que podem ser úteis no seu destino.

Seguro saúde de viagem

Outro cuidado importante é um seguro de saúde internacional. Muitos cartões de crédito já oferecem esse serviço. Verifique se já tem e, caso não possua, providencie.

Vacinas

Verifique a exigência de vacinas e documentos específicos do seu destino na embaixada ou consulado referente.

Automedicação

Evite automedicação e doses excessivas de remédios para enjoo ou para dormir em longas viagens. Com as diferenças de temperatura e pressão, além das diferenças de tempo (o famosos “Jet lag”), seu corpo pode ter dificuldade para assimilar as substâncias, causando reações adversas como diminuição nos reflexos e na capacidade cognitiva, por exemplo.

Com todos os cuidados já tomados e preparativos prontos, pode relaxar a consciência e fazer o melhor: aproveitar. Boa viagem!

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter