Calculadora a postos: conter as finanças

Calculadora a postos: conter as finanças

Cinco dicas para controlar o orçamento

Rematrícula da escola ou faculdade, material escolar, IPVA, IPTU, revisão do carro, imposto de renda… Só de pensar no começo do ano vem um calafrio! As contas que 13º salário nenhum é capaz de segurar sozinho. Já estamos no final de fevereiro, o carnaval já passou e o 2012 vai começar de verdade. E agora, como controlar o orçamento?

Fórmula

Não existe uma fórmula ideal para distribuir a sua renda nas diferentes áreas de sua vida, pois cada caso é um caso e há variantes distintas em cada família. Porém, especialistas concordam que a regra geral de orçamento é 10/20/70. Ou seja, as finanças devem ser dividas entre 10% para a poupança, 20% para o lazer e 70% para as despesas gerais. Seguem aqui as principais dicas para ficar dentro do estipulado e não ter muito mês para pouco salário:

1) Guarde parte do seu salário

Gaste menos do que você ganha. Pode parecer óbvio, mas não é: muita gente gasta mais do que recebe e só percebe quando chega a fatura do cartão. E dá-lhe cheque especial, com juros abusivos e bola de neve de dívida!

2) Planilha de gastos

Tenha uma tabela (pode ser em Excel mesmo) no computador, em que pode incluir gastos fixos, supérfluos e inesperados. Além de fazer as contas com maior facilidade, visualizar os números ajuda a perceber para onde está indo a maior parte do dinheiro e a se programar melhor nos próximos meses.

3) Pague à vista

Sempre que possível, pague à vista – e com dinheiro. Além de garantir um desconto extra em certos estabelecimentos, pagar com dinheiro dá a dimensão exata do quanto se gasta. Essa medida também ajuda a não comprometer os meses seguintes com dívidas extensas.

4) Compre com lista

Sempre saia para fazer compras com a lista em mãos do que realmente precisa – além de agilizar o processo, evita descuidos com gastos supérfluos e despesas desnecessárias.

5) Dinheiro para imprevistos

Tenha sempre uma poupança para imprevistos, como um cano estourado, um aparelho eletrônico que quebrou ou um móvel que precisa ser trocado; e mantenha firme seu propósito de só mexer neste dinheiro em casos de urgência. Esta medida evita uma dor de cabeça de última hora e tranquiliza nas futuras transações, dando maior segurança no planejamento financeiro.

E aí, gostou das dicas? Conta pra gente nos comentários!

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter