Petiscos, os favoritos das sextas-feiras

Petiscos, os favoritos das sextas-feiras

Sexta é dia de comemorar e de reunir o pessoal para celebrar o fim de semana com comes e bebes. E o que pode ser um acompanhamento melhor para as bebidinhas do que petiscos e beliscos tipicamente brasileiros?

Acompanhamentos

Não é só a manjada batata frita que faz bom par com o chopinho. Nessas horas convém deixar a dieta um pouco de lado, porque são as frituras e os quitutes mais gordurosos que caem melhor com um chope bem gelado. É só não é exagerar na dose que dá para se divertir sem pesar demais na balança!

Amendoim, salgadinhos e batatas chips em geral podem ser substituídos por opções mais elaboradas, geralmente feitas no próprio bar. Entre as mais populares, temos a calabresa na chapa, acompanhada de finas fatias de cebola grelhada, mandioca frita. Além, é claro, dos tradicionais bolinho de bacalhau e bolinho de carne seca com abóbora.

Outros salgados famosos em festas também são sucesso no bar: risoles, empadinhas e coxinhas costumam ser bastante democráticos. Frango à passarinho é um clássico dos botecos. E os pasteizinhos de sabores variados, sempre presentes nos bares paulistas, são apostas certas.

Outros drinks

Já para quem quer sair um pouco do chope e buscar outras opções de bebida, a clássica caipirinha é um dos drinques que têm maior diversidade de combinações. Pode ser feita com uma fruta só ou com a mistura de várias, como morango com maracujá. Existem até versões mais inusitadas, feitas com o acréscimo de ervas, como manjericão e alecrim, que dão um toque exótico à bebida.

A cachaça, que por uns tempos perdeu seu lugar de estrela e deu vez à vodka e ao saquê, tem recuperado seu status. Até as mulheres, que geralmente preferem bebidas mais leves e adocicadas, estão apostando nela. A variedade de cachaça, que pode mudar seu sabor devido à procedência e ao processo de envelhecimento, combina com diversas frutas e sabores.

Sem sair da dieta

Para quem não quer ficar de olho na balança, também há sugestões mais light. Nos drinques, o açúcar pode ser substituído por adoçante, é só pedir ao garçom. Nos petiscos, já há bares que oferecem opções mais saudáveis, como legumes crus fatiados acompanhados de molho de ricota e ervas, e torradinhas de pão integral com patê de queijo cottage, além de outras combinações mais criativas. É só encontrar parceiros que também não querem enfiar o pé na jaca e dividir, e boa diversão!

Aprenda a fazer

Gostou das dicas? Deixe seu comentário!

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter