É massa: gastronomia italiana em SP
Maior reduto de imigrantes italianos no Brasil desde meados do século XIX, São Paulo se orgulha de ter herdado da Itália o apreço pela gastronomia farta, saborosa e acolhedora.
Além da pizza, a melhor do mundo fora dos limites do país italiano, a cidade tem diversas opções de restaurantes italianos. O que não falta são cantinas e restaurantes repletos de opções de massa, com clima festivo e expansivo, celebrando a boa comida e a alegria de viver.
O GuiaMais.com lista aqui alguns estabelecimentos para quem quer esquecer que existe dieta e se jogar com gosto num bom prato de macarrão. Mangia che te fa bene!
Centro
Na região central, uma das cantinas mais tradicionais é O Gato que Ri. Criado em 1951, o restaurante tem massas feitas na própria casa, ingredientes sempre frescos e garçons atenciosos. A região do Bixiga, que junto com a Mooca são os maiores redutos de italianos na cidade, concentra uma variedade de cantinas, especialmente na Rua 13 de Maio. O destaque vai para o tradicionalíssimo Villa Távola, suas massas bem servidas e ambiente espaçoso.
A Rua Avanhadava, travessa da Augusta, reúne os restaurantes do Grupo Mancini. A singela ruazinha tem três restaurantes da mesma família, com propostas distintas cada um. O Famiglia Mancini, voltado mais para as massas, a pizzaria de mesmo nome; e o Walter Mancini, com foco em comida italiana com toque contemporâneo.
O Lelis Tratoria, na Bela Cintra, serve desde 1981 pratos italianos como se deve: com comida abundante, sabor marcante e preços razoáveis. Ali próximo, o Piola de tradicional só tem o acento italiano: o ambiente moderno, com garçons jovens e tatuados. Com releituras dos principais pratos do país, como o risoto, as massas e pizzas, o restaurante traz a cozinha da Itália para os dias de hoje.
Zona Sul
Já a zona sul conta com um clássico das casas do gênero: a cantina e pizzaria Speranza, em Moema. A casa também conta com uma franquia na 13 de Maio. Para quem não quer ter surpresas e gosta de encontrar um restaurante onde tudo é familiar, desde a comida até a toalha de mesa xadrez.
Zona Leste
Na zona leste, o Tatuapé é bem servido com o La Pergoletta. A cantina é sem invencionices e privilegia o melhor da cozinha tipicamente italiana. Além de pratos extremamente fartos e preços mais do que justos, conta com ambiente gracioso e acolhedor. O La Pasta Gialla, ali próximo, é do chef Sergio Arno e conta com pratos mais sofisticados. E, também tem outras casas na cidade.
Zona Norte
Na região norte, um dos principais estabelecimentos é o Fior d’Italia, com cozinha italiana típica. Buon apetito!
Faça em casa
Gostou de saber? Deixe seu comentário!