GuiaMais
 Diretamente das arábias

Diretamente das arábias

A deliciosa comida árabe é sempre uma boa escolha

Os árabes chegaram ao Brasil por volta do ano de 1880 e sua cultura acabou sendo difundida pelas terras brasileiras. Enquanto eles incorporaram nossa brasilidade em alguns aspectos de sua vida social no país adotivo; os sírio-libaneses também popularizaram suas peculiaridades, como o comércio informal dos ambulantes e o pagamento a prazo, herança da comunidade.

Porém, o que ainda vem à cabeça quando se fala em árabes é sua deliciosa culinária. A comida, rica em temperos, sabores, texturas e aromas faz, até hoje, muito sucesso nos diversos restaurantes árabes.

Muito mais que quibe e esfiha

A comida árabe vai muito além do quibe e da esfiha, itens mais conhecidos do cardápio e populares na rede de fast food Habibs. A dieta árabe tem um extenso repertório, que vai desde entradas leves e fresquinhas como a salada de tabule e a kafta.

Os pratos geralmente são feitos com pouca gordura e apostam em ingredientes frescos e bons para a saúde, como grãos, vegetais, aves, ervas e muitas especiarias, que dão um sabor especial e cheio de personalidade ao cardápio. Além disso, não comprometerem a dieta e são uma ótima opção para quem está controlando o peso. A culinária árabe, cheia de texturas, atrai os olhos e é muito equilibrada em termos nutricionais.

Comida das arábias

Exatamente por causa da forte imigração sírio-libanesa na cidade, não é difícil encontrar restaurantes de ascendência árabe em São Paulo.

Arábia, nos Jardins, está entre os melhores do gênero. Comandado por uma chef de origem libanesa, tem entre seus carros-chefes a berinjela ao forno e o delicado doce dedo de noiva. O Folha de Uva, também nos Jardins, é outra casa tradicional no ramo.

Já o Almanara, famosa rede espalhada em diversos cantos da cidade, tem pratos familiares. A matriz, que fica no centro e está no mesmo endereço desde 1950, tem a vantagem do esquema de rodízio de pratos no almoço e a decoração vistosa, que remete aos anos dourados.

Mas não é só de restaurantes imponentes que vive a deliciosa culinária árabe na cidade. Outros lugares mais simples também são ótimos para uma paradinha rápida no meio do dia, e servem petiscos a preços justos. Neste quesito, alguns destinos que nunca decepcionam são o Jaber, que começou na Vila Mariana; o Raffoul, com suas esfihas caprichadas e espaço tumultuado no almoço; e a Tenda do Nilo, casa minúscula comandada por duas irmãs.

Faça em casa

Gostou? Deixe seu comentário!

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter