Sintomas de falta de Vitamina D
A deficiência de vitamina D é um problema que afeta aproximadamente 95% da população, um dado surpreendentemente alto que sinaliza uma questão de saúde pública que merece atenção.
A vitamina é bastante difícil de obter em quantidades adequadas apenas através da dieta. Isso por que pouquíssimos alimentos contêm doses significativas da mesma. Alimentos como peixes gordurosos (salmão, atum, cavala), óleo de fígado de bacalhau, gema de ovo e alguns cogumelos fornecem vitamina D. Porém, a população raramente consome esses alimentos em quantidades diárias necessárias.
Sintomas relacionados à falta de vitamina D:
Gripe e Asma
Segundo estudo publicado no Jornal de Cambridge, a falta de vitamina D predispõe crianças a contraírem gripe e a desenvolver doenças respiratórias.
Fraqueza muscular
O especialista em vitamina D, Michel F. Holick, defende que a fraqueza muscular pode ser causa pela falta da vitamina, uma vez que os músculos e ossos necessitam da propriedade para funcionarem adequadamente.
Enxaqueca
A pesquisadora do Hospital Infantil de Cincinnati, nos Estados Unidos, Suzanne Hagler, descobriu que a falta das vitaminas D e B2 (riboflavina) e coenzima Q10 pode causar enxaqueca.
Diabetes
Ter a dose ideal de vitamina desde a infância reduz em 80% o risco de Diabetes Tipo 1, segundo estudo realizado na Finlândia com 10.366 crianças, as quais foram monitoradas durante 31 anos.
Periodontite
Uma das doenças mais comuns no mundo, a periodontite é uma doença que causa infecção, inchaço e sangramento da gengiva. A vitamina D pode evitar a doença, pois ajuda na produção de defensinas e catelicidinas, as quais contém propriedades antimicrobiais e diminuem o número de bactérias na boca.
Como conseguir a dose ideal de Vitamina D:
Alimentos ricos em vitamina D são: ovos, leite, salmão, ostras, suco de laranja, cogumelos, sardinha e bife de fígado, entre outros.
DICA: para descobrir se você tem falta de vitamina D, procure um médico especializado e peça um exame de sangue. Encontre clínicos gerais próximos de você no GuiaMais.
Leia também: Dicas para aliviar a ansiedade