Paixão nacional: Dia Nacional do Futebol
Comemore o dia do esporte mais popular do Brasil!
Hoje, 19 de julho, é o Dia Nacional do Futebol. O esporte mais importante do país, que já é parte da cultura nacional, é uma das maiores representações do brasileiro.
Mas, apesar dessa apropriação devidamente brazuca, o futebol tem DNA inglês. Ele chegou ao Brasil em 1894 através de Charles Miller, filho de pai escocês e mãe brasileira, com ascendência inglesa. Após estudar na Inglaterra, trouxe na bagagem duas bolas usadas, um par de chuteiras, um livro com as regras do jogo, uma bomba de encher bolas e uniformes usados. Começou a jogar na comunidade de expatriados britânicos, mas não demorou muito a contaminar o restante do país. O resto é história.
Que coisa linda é uma partida de futebol
Apesar de ter se popularizado na Inglaterra e nas colônias britânicas, as origens datam de 2.600 a.C., na China, onde era praticado com oito jogadores de cada lado. Já no mundo ocidental moderno, era um esporte da aristocracia, que ganhou espaço nos jogos de várzea.
Apesar de regras mais complexas, o futebol do cotidiano pode ser jogado com qualquer objeto de forma esférica; desde uma bola de papel amassado até uma cabeça de boneca velha. E é nesta simplicidade que reside seu maior sucesso: em qualquer canto do país, independentemente de raça, idade ou condição social, sempre tem alguém com uma bola no pé.
Posso morrer pelo meu time
As competições entre os times de futebol acontecem em âmbito municipal, estadual, nacional e internacional. A Copa do Mundo é o maior campeonato e acontece a cada quatro anos; sendo cada edição em um país diferente.
O Brasil é o maior time com títulos mundiais: pentacampeão do mundo, já conquistou cinco vezes a cobiçada taça. Já os times locais suscitam paixões ainda maiores nos torcedores, que defendem a camisa e provocam rivalidades eternas até entre casais e amigos. Haja paixão!
A taça do mundo é nossa
Para os amantes do futebol, um passeio imperdível é Museu do Futebol, em São Paulo. Situado na Praça Charles Miller e dentro do famoso estádio do Pacaembu, o museu é um convite até para quem não gosta tanto assim do esporte. Colocado em um contexto histórico e sociológico, que explica as raízes da prática e sua influência na cultura brasileira, o futebol se torna ainda mais interessante. Já os clubes e estádios são mais bacanas para os fieis torcedores, já que contam com lojinhas e souvenires do time do coração.
Drible nas gordurinhas
O futebol também é um ótimo exercício para chutar os quilinhos extras para escanteio. É excelente como prática aeróbica, trabalhando a respiração, coordenação e concentração, além de ajudar no bom funcionamento do coração. Uma goleada de benefícios!
Gostou de saber? Deixe seu comentário!