La dolce vita: festas italianas típicas
Festa Italiana: Muita música, comes e bebes e um evento cheio de tradição!
Os imigrantes de uma das comunidades mais fortes do país, os italianos têm suas festas típicas em São Paulo. Sempre regadas de boa música, pratos fartos e alegria contagiante, os festivais animados e descontraídos são prato cheio para os amantes das boas reuniões. A boa notícia é que elas começam em junho e se estendem até setembro. E o clima mais friozinho também é uma mão na roda para comidas mais fartas e encorpadas, alla italiana. Buona festa!
Festa de São Vito
A 16ª edição da Festa de Rua de São Vito Mártir acontece de 26 de maio até 01 de julho. O evento, que acontece todos os finais de semana do mês de junho na região do Brás, tem acesso gratuito e infinitas opções de comidas, bebidas, guloseimas e atrações artísticas, todas repletas de referências à comunidade italiana habitante da cidade.
As festividades atraem mais de dez mil pessoas, e toda a renda vai para paróquia de São Vito e obras sociais. Os shows de música típica garantem a diversão; mas a deliciosa comida italiana continua sendo a principal atração para os visitantes. São mais de 40 barracas pela rua, que tem o diferencial de ser coberta. Ou seja, nenhuma das imprevisíveis chuvas paulistanas pode estragar a festa!
Nossa Senhora Achiropita
A mais famosa e mais frequentada da cidade, com até 40 mil pessoas, acontece em agosto na capital. É difícil resistir ao apelo da deliciosa festa italiana, que já acontece há 86 anos na região do Bixiga, um dos bairros com maior concentração de descendentes italianos na cidade.
Com barracas recheadas de quitutes preparados pelas “nonas”, as mais procuradas são a fogazza e o queijo provolone de mais de 100 quilos. A cantina conta com vários pratos e animados shows, e a renda também é revertida para obras assistenciais. Recomenda-se adquirir os ingressos com antecedência, já que a procura é grande.
Festa de San Gennaro
Conhecido pelos brasileiros como “São Januário”, San Gennaro manteve sua grafia original no italiano bairro da Mooca. É lá que fica a paróquia dedicada ao santo, que tem o aniversário de sua morte em setembro, mês recheado pelas festividades locais e por mais uma festa regada a música expansiva, bom vinho e comida farta. Já em sua 39ª edição, o evento também tem barracas de pratos típicos e renda revertida à comunidade.
Conheça mais:
Gostou? Deixe seu comentário!