Preto básico: cuidados necessários

Preto básico: cuidados necessários

O pretinho básico está presente tanto nos armários femininos como nos masculinos. Mas como conservar a roupa preta sempre com a aparência de nova sem manchas ou sinais de desbotamento?

Aqui vão algumas dicas simples, para usar no seu dia a dia, que ajudarão a manter as peças escuras como novas!

Os cuidados com as roupas pretas durante o processo de lavagem, secagem e na hora de passar merecem uma atenção especial para evitar manchas e desbotamento. Confira:

Lavar

A primeira regra é nunca exagerar no sabão e no amaciante. Evite usar o sabão em pó comum que é muito alcalino. O melhor para lavar roupas pretas é o sabão líquido, próprio para roupas escuras que é mais neutro. O uso exagerado de sabão e amaciante faz com que esses  produtos fiquem impregnados na peça deixando manchas esbranquiçadas. Caso isso ocorra, tente passar uma escovinha macia para retirar o excesso de sabão antes de lavá-la novamente.

Outra dica é colocar um pouco de sal na água para que a peça não debote. Evite deixar as peças escuras de molho porque esse processo também colabora para que o tecido desbote mais rápido!

O ideal é lavar peças escuras a mão, com sabão neutro e só um pouquinho de amaciante para dar aquele cheirinho gostoso na roupa.

Sempre é bom lembrar que as roupas escuras devem ser lavadas separadamente de outras de cores claras, pois podem manchar durante o processo de lavagem. Ainda, se forem lavadas junto com peças coloridas as escuras poderão ficar repletas de fiapos.

Secar e passar

Não seque peças escuras diretamente sob o sol. O melhor para evitar desbotamento é pendurá-las no avesso e secá-las na sombra.

Já na hora de passar, o melhor é proteger sua roupa preta com um paninho 100% algodão ou utilizar uma sapata no ferro, pois o calor diretamente sobre o tecido pode dar brilho e estragar as suas fibras, principalmente, nos sintéticos.

Seguindo essas dicas precisas suas roupas ficarão sempre bem cuidadas e com aparência de novas!

A peça desbotou

Se a sua peça já está desbotada, calma que ainda dá pra recuperar. Confira a dica de como tingir a roupa preta desbotada:

Texto: Cláudia Chelminski

Consultora de Moda, Personal Stylist e Produtora de Moda, formada pela Sigbol – Escola de Moda.

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter