Feng Shui: como energizar o ambiente

Feng Shui: como energizar o ambiente

Tradição milenar chinesa traz dicas úteis de decoração para sua casa

Você já ouvir falar em Feng Shui? De origem chinesa, a tradução literal da expressão é “vento e água”. Sendo uma corrente de pensamento que prega um equilíbrio entre as energias presentes em um espaço, visando conservar melhor as influências positivas e redirecionar as negativas do ambiente.

A técnica milenar, que ficou muito popular nos anos 1990, perdeu um pouco sua força nos últimos tempos. Porém, ainda tem ótimos ensinamentos a dar quando o objetivo é organizar melhor a casa e melhorar o fluxo dentro dos espaços.

1) Limpar tudo

O primeiro passo é fazer uma boa faxina e organizar armários, gavetas, estantes etc. Só deixe o que ainda tem utilidade: o feng shui prega que tudo o que temos é composto de energia, e manter objetos que já perderam a sua utilidade só deixa energia estagnada, bloqueando o fluxo. Descarte tudo que não for mais utilizado, estiver ultrapassado ou quebrado.

Uma boa dica é se fazer três perguntas básicas: “É útil? É bonito? Tem valor sentimental?” – se responder “não” às três, pode se desfazer sem dó. Essa atitude também abre espaço (físico e mental) para que coisas novas surjam na sua vida. E mesmo os céticos hão de concordar que o acúmulo de objetos inúteis no meio do caminho atrapalha bastante a execução de tarefas cotidianas.

2) Iluminação na cozinha

No feng shui a cozinha representa o elemento fogo, responsável pela riqueza. A recomendação é de uma abundante iluminação natural, armários e utensílios sempre organizados, e manter tudo limpo e acessível. Isso representaria também organização e clareza na vida financeira – e ajuda um bocado a preparar refeições quando estamos correndo contra o relógio.

3) Organização no quarto

Evitar a bagunça de roupas, livros, objetos e materiais espalhados pelo quarto de dormir – o ambiente deve ser confortável e acolhedor para relaxar e repor as energias. As cores predominantes devem ser calmas, podendo ser pontuadas por objetos decorativos de cores mais fortes e vibrantes, como vermelho ou laranja.

4) Cores suaves para crianças

No quarto das crianças, o feng shui também aconselha o uso de cores suaves, em tons pastel. O ambiente deve ser arejado e bem iluminado. Cores alegres nos brinquedos são bem-vindas, mas evite o vermelho, que pode causar agitação.

5) Flores na casa

As flores são seres vivos e ativam a energia de qualquer ambiente, trazendo cores, aromas e beleza. De acordo com o feng shui, cada uma tem um significado especial, mas não precisa se ater a isso: flores sempre são uma boa opção para decorar e enchem os cômodos de vida e alegria.

Saiba mais

Gostou das dicas? Deixe seu comentário!

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter