Fada madrinha: apadrinhe uma criança
Apadrinhar uma criança é uma atitude simples capaz de fazer toda a diferença na vida de alguém
Você já pensou que uma contribuição mensal em torno de R$ 50 pode mudar uma vida? Pois é: com pouco mais de R$ 1 por dia, uma criança carente receberá todo o apoio necessário para que a comunidade em que ela vive prospere. E, com isso, ela possa crescer junto, de forma saudável com tudo a que tem direito. Coisas básicas como educação, alimentação, moradia, saneamento básico, assistência à saúde, cultura e lazer. Estamos falando do apadrinhamento de crianças.
Apadrinhar não é adotar
Apadrinhar uma criança é diferente de adotar: o padrinho pode contribuir à distância. Mas como uma quantia aparentemente simbólica pode fazer tanta diferença? Porque, apesar de parecer muito pouco, essa contribuição, quando somada a outras contribuições, faz a diferença no montante. E, se junta à contribuição de empresas privadas e organizações não governamentais que financiam os projetos de auxílio a comunidades carentes.
Como funciona
A ideia principal das organizações responsáveis por esses projetos é mudar o mundo em que a criança vive. Isso inclui suprir necessidades imediatas e de longo prazo da comunidade. Cada comunidade que recebe o auxílio é amparada por uma rede de serviços que visa proporcionar seu desenvolvimento econômico e social, até se tornarem independentes e autossuficientes, capazes de lidar com períodos de dificuldade, como uma estiagem prolongada. Esse processo leva em média de dez a quinze anos para se concretizar.
Estar perto mesmo de longe
Se desejar criar vínculos com a criança apadrinhada, você poderá trocar cartinhas, enviar presentes e acompanhar todo o desenvolvimento de seu afilhado. Desta forma, fica visível o quanto pequenos gestos, aparentemente tão simples para quem exerce, podem de fato mudar a vida de quem os recebe.
Doando esperanças
A pobreza extrema em que ainda vivem muitas famílias e comunidades espalhadas pelo Brasil não deixa espaço para sonhos ou esperanças de uma vida melhor. E é isso que você, mesmo estando longe, pode fazer para ajudar: trazer mais esperança a essas crianças ao transformar as condições de mundo em que ela vive. As organizações envolvidas cuidam para que sejam construídos ambientes saudáveis e com confiança em um futuro melhor.
Instituições
Algumas instituições reconhecidas e confiáveis que fazem o apadrinhamento de crianças estão listadas abaixo. Veja a que mais lhe agrada e entre em contato: