Carros Dicas de mecânica básica
dicas-de-mecânica-básica

Dicas de mecânica básica

6 coisas que você deve saber sobre carros e como escolher a oficina mecânica

E quando o carro te deixa na mão e não dá partida, o que fazer? Ou como prever que haverá algum problema?  Como evitar ser enganado em uma oficina mecânica? Algumas dicas de mecânica básica podem te ajudar a resolver esses problemas e a impedir – caso você seja mulher – aqueles tipo de homens (que por ironia do destino sempre aparecem quando se têm problemas relacionados ao carro) com aquele certo sorriso irônico de quem acha que mulher não serve para dirigir.

Então, vamos lá! Confira as nossas dicas:

01.  PREVENÇÕES PARA NÃO TER SURPRESAS AO TENTAR LIGAR O CARRO

Para evitar que o carro não dê partida, verifique sempre o nível de água e faça, com frequência, teste de cargas em qualquer eletricista. Além disso, verifique o nível de água e, se necessário, o complete sempre com água destilada (nunca com soluções para baterias).

Ah, também é importante saber, a maioria dos motoristas já passaram por essa situação, então, não fique em pânico ou ache que essas coisas só acontecem com você, ok?!

02.  IDENTIFICANDO UM POSSÍVEL PROBLEMA

É possível identificar o tipo de problema com o carro somente por barulhos estranhos que acontecerem. Se o ruído vier da parte superior, pode ser as válvulas batendo com algum objeto estranho (geralmente, uma peça que pode estar quebrada).

Já se o barulho vier do meio do motor ou da parte inferior, normalmente, é porque está faltando lubrificação nas peças.

Várias pancadas – como de um martelo – sugere que o motor está prestes a fundir.

03.  SUPERAQUECIMENTO

Atenção aos indícios de superaquecimento (quando o ponteiro está perto da região vermelha ou quando a luz de temperatura acender)! Se uma dessas situações acontecer, pare em um posto de gasolina e peça para verificarem a quantidade de água no radiador, esse pode ser o problema. Outras complicações podem ser:

– se você trocou a água do radiador recentemente, pode haver um vazamento no reservatório.

– também pode indicar que o sistema está entupido, nesse caso você vai precisar limpá-lo e incluir aditivos.

– outro motivo pode ser problemas no “cebolão”, peça que controla a temperatura.

Ah, nada de experimentar abrir o capô quando o mesmo estiver quente, ok? Procure um profissional qualificado: encontre aqui oficinas mecânicas perto de você.

04.  BARULHOS AO FREAR O CARRO

Os freios estão assobiando numa curvinha um pouco mais fechada? É sinal que há problemas! Se o assobio for leve, o problema pode ser no tipo de material usado para produzir as pastilhas de freio. Já se o barulho for intenso, semelhante ao de um atrito entre metais, as pastilhas devem estar gastas e você deve trocá-las imediatamente. Você pode encontrar pastilhas em autopeças próximas de você.

05.  COMO ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL

Se assustou com os preços dos combustíveis? Pois é, apesar da alta no valor é possível gastar menos com boas práticas para economizar: mantenha velas, filtros (de combustível e de ar) e bicos injetores limpos, o motor regulado e os pneus calibrados.

Não deixe para abastecer o carro sempre que estiver na reserva, isso pode trazer outros problemas, como entupir os filtros e bicos injetores e superaquecimento da bomba elétrica.

06. ESCOLHENDO A OFICINA MECÂNICA

Se você não passou por isto, provavelmente, conhece alguém que já teve a experiência de ir a uma oficina mecânica e pagar valores abusivos por um conserto. Infelizmente, é uma realidade oficinas mecânicas que trocam peças sem necessidade ou que cobram valores abusivos. As dicas acima podem te ajudar a não ser enganado e também a boa escolha da oficina mecânica é imprescindível.

Antes de contratar, pesquise preços e peça orçamentos detalhados para comparar com outras oficinas.

Na hora de trocar as peças, você pode optar por comprá-las em autopeças – é um bom jeito de economizar!

Sempre que precisar encontre as Oficinas Mecânicas mais próximas de você no GuiaMais.com >Acesse!

 

Comentários (1)

  1. Adorei as dicas, pois estou com problema de pastilhas no carro. Tomarei providências.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assinar newsletter
total