Olho vivo, cuide de sua saúde!

Olho vivo, cuide de sua saúde!

Veja cuidados para manter sua saúde ocular sempre em dia

A visão é um dos sentidos mais importantes que temos. Ajuda na orientação, reconhecimento, informação e processamento de dados pelo cérebro. Mas o olho é um órgão muito delicado e que exige cuidados constantes. Infecções, maus tratos ou descuido, quando são mais graves, podem causar danos irreparáveis e até cegar. Veja aqui algumas dicas para manter a visão sempre saudável e atenta a tudo ao redor!

Abra o olho

1) Ler no escuro não prejudica a visão, mas é desconfortável. Prefira ambientes com melhor iluminação se pretender ler por tempo prolongado.

2) Evite coçar os olhos com força: movimentos agressivos podem causar o deslocamento da retina e até cegar. Para aliviar o incômodo, prefira utilizar uma compressa de algodão com água fria. Se a coceira continuar, procure um oftalmologista.

3) Tempos prolongados diante da tela da tevê ou do computador ou a proximidade dos aparelhos não prejudica a visão, embora possa deixar a vista cansada. A dica é dar uma volta a cada hora ou parar de tempos em tempos e olhar para o horizonte, para a vista descansar.

4) Ler dentro de veículos em movimento, contrariando a crença popular, não causa o deslocamento da retina. Mas o hábito é contraindicado porque pode prejudicar o labirinto (estrutura presente no ouvido e responsável pelo equilíbrio do corpo), causando enjoo e tontura.

5) Prefira sempre óculos escuros de alta qualidade e com boas lentes. Os muito baratos causam estragos maiores até do que andar sem óculos: dilatam a retina, fazendo com que uma quantidade maior de raios ultravioleta entrem nos olhos.

6) Dores de cabeça constantes podem ser um alerta do corpo de alguma coisa anda errada com sua visão, especialmente se aparecem ao final do dia, depois de horas na frente do computador ou após assistir a longos períodos de aulas/filmes.

Lente de aumento

Por ficarem em contato direto com a retina, as lentes de contato pedem cuidados redobrados para não causarem problemas aos olhos, que têm uma estrutura muito frágil.

– Os médicos recomendam não limpar as lentes com nenhum outro líquido além da solução adequada para este fim, para não correr o risco de contrair uma infecção.

– Tente manter as lentes sempre hidratadas, para maior conforto. Quem usa lentes geralmente tem os olhos mais ressecados, já que ficam menos expostos ao oxigênio do ar. Ambientes secos (como avião e lugares com ar condicionado) tendem a agravar o problema e a deixar os olhos mais sensíveis a doenças. Utilize colírios específicos e só fique com as lentes durante o tempo recomendado pelos especialistas.

– As lentes jamais devem ser emprestadas ou compartilhadas, já que pode ser um canal de transmissão para vírus e bactérias. Até a caixinha deve ser somente para uso próprio.

– Quem utiliza maquiagem deve tirar as lentes antes de removê-la, para evitar danificar as lentes, sujá-las ou sensibilizar a vista.

– Só vá com as lentes à praia ou à piscina se pretende não se banhar. O contato com a água é arriscado, porque ela carrega micro-organismos que podem levar a uma infecção.

É importante lembrar que ir ao oftalmologista para verificar a saúde dos seus olhos!

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter