GuiaMais
 Corra baby, corra! Por uma vida saudável

Corra baby, corra! Por uma vida saudável

Correndo atrás do prejuízo e colocando o corpo em forma

outono traz tempo mais fresco e de temperaturas mais amenas, ótimo para fazer esportes ao ar livre. Mas não é simplesmente calçar um tênis e ir para o parque mais próximo. Começar a se exercitar, especialmente para quem leva uma vida sedentária, exige alguns cuidados iniciais para que a prática não prejudique os músculos e as articulações. Mas o corpo se adapta rápido à nova rotina e em pouco tempo você notará a diferença no fôlego, na disposição e nas medidas.

corrida é uma boa opção de esporte democrático e prático: não exige muito mais que um bom calçado, roupas adequadas e sistema cardiorrespiratório em dia. Como bônus, regula os índices glicêmicos, aumenta a resistência cardiovascular e a autoestima. E nunca é tarde demais para começar: que tal fazer mais exercícios este ano?

O primeiro passo

A sabedoria popular diz que toda grande jornada começa com um único passo. Neste caso, o primeiro passo é visitar seu médico de confiança. A avaliação médica verifica como anda sua saúde, sua postura e sua capacidade cardiorrespiratória, o que evita possíveis incidentes de percurso. Mesmo depois que começar a correr, um acompanhamento profissional é sempre recomendado, para avaliar sua evolução e possíveis necessidades.

alongamento muscular também é parte importante da corrida: antes da prática, ele prepara as articulações para o exercício; depois, ele relaxa os músculos e os deixa prontos para o próximo treinamento. Massagens também são uma ótima pedida.

Para os iniciantes, é recomendado começar com uma leve caminhada e ir acelerando a ritmo moderado de acordo com a evolução. Isso evita lesões causadas por esforço indevido de alto impacto feito de forma precipitada.

Com que roupa eu vou?

Sempre utilize roupas leves, que não sejam justas ou folgadas demais, que tenham caimento confortável e facilitem a execução de movimentos. Boa absorção do suor também é importante para a pele respirar melhor. Mulheres devem vestir um top resistente, desenhado especialmente para a prática de esportes, que dê melhor sustentação à musculatura dos seios. Boné e protetor solar também são itens indispensáveis.

tênis deve ter sistema de amortecimento e ser adequado ao tipo de pisada do praticante. Jamais deve ser apertado, permitindo uma distância confortável para as variações de pisada durante a corrida. Há meias específicas para corredores, que provocam menos fricção nos pés e absorvem melhor o suor. E evite usar o mesmo tênis todos os dias, porque isso desgasta o calçado. O ideal é revezar com outro par.

O melhor caminho

A esteira é ótima para ganhar condicionamento físico, porque permite maior controle de velocidade e amortece mais as passadas que o solo. Se preferir praticar ao ar livre, comece em terrenos planos e macios, como grama e terra batida. Asfalto é o que mais exige das articulações – caso escolha mesmo correr na rua, evite lugares com grande concentração de veículos, devido ao acúmulo de monóxido de carbono.

Uma boa noite de sono regenera os músculos, reforça os ossos e ajuda na queima de gorduras. Já o álcool provoca desidratação e aumenta a frequência cardíaca – evite nos dias anteriores aos treinos. E beba muita água, mesmo durante a corrida.

Correndo bem para correr sempre

Outros cuidados extras ajudam no treinamento como um todo:

– Associe a corrida a um programa de musculação, porque a prática exige muito dos grupos musculares (principalmente pernas, abdome e costas, que sustentam a postura);

– Controle a alimentação e prefira ingestão de alimentos leves e de fácil digestão. Evite açúcar, gorduras e álcool em excesso.

– Alterne os dias de treino, porque o descanso também é parte importante da prática e serve para regenerar os músculos.

– Não tenha pressa em aumentar a velocidade e distância percorrida – o tempo e a paciência, neste caso, são seus melhores amigos. E controle sempre a frequência cardíaca.

– Grupos de treinamento são ótimos para estimular a prática, manter a motivação e conhecer pessoas na mesma sintonia que você. Experimente!

 

E aí, gostou das dicas? Deixe seu comentário!

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter