Muito úteis e nada fúteis
Acessórios são capazes de mudar completamente a produção com ajustes simples
Custo benefício
Engana-se quem pensa que os acessórios são muito mais baratos que uma peça de roupa de boa qualidade – alguns até são, mas o que mais conta aqui não é o preço final, e sim a matemática. Coloque na ponta do lápis a relação custo/benefício (quantas vezes vai usar cada peça, quantas combinações ela pode render etc) e na maioria das vezes vai ver que o acessório sai ganhando: ele costuma render muito mais coordenações, é mais duradouro e bem mais versátil que roupas com design muito marcante, por isso valem o investimento.
Usar sempre
Falando em design marcante, outro diferencial: uma roupa com uma modelagem ou cor muito impactante, quando usada muitas vezes num curto período de tempo, acaba gerando certo desgaste (parece que você está “sempre com a mesma roupa”). Já os acessórios acabam criando uma identidade e podem se tornar uma marca registrada.
Tons e cores
Não é regra, mas no geral roupas de tons sóbrios ficam melhores com acessórios de cores fortes e contrastantes (que criam pontos de luz); enquanto modelos supercoloridos casam melhor com acessórios mais discretos e que não roubem a atenção da roupa. O importante é escolher um foco principal no look e cuidar para que o restante não “brigue” entre si.
Acessórios que fazem a diferença
Lenços
Podem coordenar diferentes estampas e cores, dando mais personalidade ao conjunto mas ainda assim com leveza;
Cintos
Trazem informação ao look e ainda demarcam a cintura, alinhando as formas;
Sapatos
Dependendo do salto (ou ausência dele) e complementos (como brilhos e apliques) podem transformar completamente uma roupa de dia para um look noturno;
Bijuterias
Usadas de forma isolada (mas com um design de impacto) ou combinadas, gerando diferentes combinações (e passando mensagens distintas).
Acessórios funcionais
Aposte também em acessórios “funcionais”, que além de ornar têm um objetivo na composição, como óculos e relógio. Ambos podem ter uma função extra além da já predeterminada: trazer mais personalidade e bossa ao seu modelito.
Experimente
Pegue peças-chave e vá para frente do espelho ver o que funciona. Você vai se surpreender com a multiplicação do seu armário com apenas pequenas mudanças nos acessórios!
Cabelo
Também não se esqueça do cabelo, e aí nem precisa ser acessório propriamente dito: um penteado bonito e bem feito (como uma trança, um coque ou um rabo de cavalo estruturado) funciona como um bom acessório, enchendo de graça o visual.
Então, seja criativa e misture os acessórios de acordo com sua personalidade!
Gostou das dicas? Deixe sue comentário!