GuiaMais
 Yoga para todos: conheça mais!

Yoga para todos: conheça mais!

Conheça melhor os diferentes estilos da prática

“Começar a fazer yoga” é um afazer que predomina em muitas listinhas de promessas de ano novo. Com atrativos promissores como a melhora do bem estar e do alongamento; além disso, tonifica os músculos e ajuda a controlar a ansiedade. Não é de se estranhar que a prática tenha ganhado tantos adeptos.

Mas no meio de tantas modalidades, estilos e novidades pipocando a todo o momento, o cérebro entra em parafuso: qual ioga é a melhor? Essa resposta depende de seus objetivos e do seu estilo. Com certeza há um tipo de yoga que é o seu número! Por isso, o GuiaMais trouxe algumas informações importantes; confira!

Do comecinho

Toda modalidade de ioga tem como base a autodescoberta. A prática ajuda na tranquilidade e concentração, além de dar maior clareza de pensamento e percepção interior. Mas nem tudo são flores: a ioga requer disciplina, força de vontade e flexibilidade – literal, para fazer as posturas, e figurada, para aprender a aceitar os limites do corpo.

Há centenas de estilos criados para atender melhor ao perfil de praticantes distintos, espalhados nos quatro cantos do mundo. Apesar de ter em comum as ideias e os objetivos, já que a origem de todas é a mesma, cada método tem um foco principal. As práticas mais famosas são a Tradicional (ou Hatha), Power, Ashtanga e Iyengar. Conheça um pouco mais sobre cada uma:

Hatha Yoga (conhecida também como Yoga Tradicional)

Sem grandes invencionices, tem como foco principal a flexibilidade e o combate ao estresse, buscados através dos exercícios de respiração, posturas (chamadas de ásanas), meditação e relaxamento. Não exige tanto do corpo e do preparo físico como outras práticas, por isso é considerada a ideal para iniciantes e pessoas com alguma limitação física.

Power Yoga

Como o próprio nome já diz, é uma Hatha Yoga turbinada, para praticantes que buscam maior dinamismo nas posturas e nos exercícios. Os movimentos e a respiração são mais vigorosos. Como resultado, há maior harmonia muscular, e um corpo mais ágil e flexível. Recomendada para praticantes com melhor condicionamento físico.

Ashtanga Yoga (ou Ashtanga Vinyása Yoga)

Método criado pelo mestre indiano Sri K. Pattabhi Jois, é ideal para quem busca um tipo de exercício mais intenso e dinâmico. Isso porque seu objetivo principal é gerar uma grande quantidade de calor através da sincronia dos exercícios e da respiração, ajudando a purificar o corpo.

Iyengar Yoga

Prática formatada pelo mestre contemporâneo Iyengar, prima pelo alinhamento meticuloso entre as várias partes do corpo. Com o auxílio de acessórios como blocos, fitas e almofadões, que facilitam a execução correta das posições, a modalidade ajuda a reestabelecer o equilíbrio corporal e a saúde como um todo.

E aí, gostou? Então já deixe seu comentário!

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter