Vá de bike: sustentável e saudável

Vá de bike: sustentável e saudável

 Sete dicas para encarar o mundo sob duas rodas

Se você estava esperando um empurrãozinho extra para começar a pedalar por aí, a nova lei que entrou em vigor no último dia 14 de maio pode ser uma luz no fim do túnel! Ela aplica multas mais severas para motoristas que desrespeitarem os ciclistas, visando deixar o trânsito mais seguro.

Mas não precisa ser ciclista profissional ou aventureiro de plantão para tirar o pó da bike jogada no canto do armário. O GuiaMais.com trouxe sete dicas para incluir a bicicleta no seu dia a dia. Afinal, andar de bicicleta proporciona benefícios não só para a sua saúde, mas também para o meio ambiente. Boa pedalada!

1) Equipamentos

Antes de sair pedalando por aí, faça uma lista dos equipamentos de segurança necessários e obrigatórios. Compre, organize ou conserte: campainha, refletivo e espelho retrovisor.

2) Extras

Outros extras que não são exigidos porém ajudam na segurança são farol, luvas, joelheiras e cotoveleiras, óculos de lentes transparentes e capacete. Outra dica é usar roupas de cor clara ou que reflitam a luz quando for pedalar à noite, para facilitar sua visualização pelo motorista.

3) Alongamento

Pedalar é também um exercício físico. Por isso, um bom alongamento antes e após a prática ajuda a relaxar os músculos do corpo e previne contusões.

4) Cuidado

Estar sempre alerta ao que está acontecendo ao redor evita acidentes por descuido. Preste atenção aos movimentos dos motoristas próximos, portas de carro se abrindo, bueiros e valetas, pessoas atravessando a rua etc.

5) Lugar adequado

Pedale à direita da via e jamais circule na contramão. E utilize as ciclovias sempre que houver demarcação no asfalto.

6) Chuva

Em caso de chuva, utilize capa para proteger suas roupas e pertences, além de um calçado impermeável, mas que não seja escorregadio.

7) Bom senso

O melhor equipamento de segurança ainda é o bom senso. Utilize sem moderação!

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter