GuiaMais
 Conheça a “Capital do Sol”

Conheça a “Capital do Sol”

Hoje, dia 13 de abril, é aniversário de 286 anos de Fortaleza. A capital do Ceará tem 35 km de belas praias, vida cultural agitada, gastronomia marcante e povo hospitaleiro. Conhecida como “Cidade do Sol”, faz calor o ano todo e tem pouca variação de temperatura. Um dos destinos turísticos mais procurados do país, a cidade também tem a vantagem de ter o restante do litoral cearense como seu vizinho, como as badaladas praias de Jericoacoara, a 300 km da capital; e Canoa Quebrada a 166 km a leste de Fortaleza, com paisagem repleta de dunas e falésias.

Sombra e água fresca

Capital brasileira mais próxima da Europa, em 2004 foi eleita o destino turístico mais procurado do país. Também possui o maior parque aquático do Brasil, o Beach Park; e será uma das 12 sedes da Copa do Mundo de 2014.

Entre as praias mais famosas da cidade estão a Praia do Futuro, repleta de barracas de comida típica com intensa programação gastronômica e cultural; e a Praia de Iracema, que fica no bairro nobre da cidade e também abriga também museus, casas noturnas e centros de lazer.

Fonte: Viajali

Muito além da orla

Mas não é só o turismo litorâneo que movimenta a capital! O centro antigo de Fortaleza tem prédios históricos e museus, concentrados nas praças do Ferreira e General Tibúrcio, com destaque para o Museu do Ceará, com a história do estado; a Igreja do Rosário, que foi a primeira da cidade; e o Theatro José de Alencar e a Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, ambos patrimônios nacionais tombados. A Academia Cearense de Letras, primeira do gênero no país, foi fundada em 1894.

O folclore local, rico e diversificado, tem em suas principais manifestações o maracatu e o bumba-meu-boi (ou Boi-Ceará). Já na gastronomia, tipicamente nordestina, têm forte expressão a carne de sol, o baião de dois e os frutos do mar. O final da Avenida Beira Mar tem inúmeras barracas que vendem peixes e frutos do mar frescos durante o dia. À noite, é possível comprar o camarão e pedir para fritarem na hora – programa tipicamente local, sem frescura, e com preço camarada.

A vida noturna da cidade também é bastante agitada! A Rua Norvinda Pires é repleta de atrações, como barzinhos com músicas ao vivo, ótimos para reunir os amigos. O Órbita Bar, na Rua Dragão do Mar, é o pub mais tradicional da cidade, com atrações musicais que começam na quinta e se estendem por todo o final de semana. E tem uma das cervejas mais geladas de Fortaleza! Ideal para badalar sem pressa.

 

E aí, ficou com vontade de conhecer a “Capital do Sol”?

 

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter