Se o ano começa após o carnaval…

Se o ano começa após o carnaval…

Há um ditado popular que diz que “disciplina é liberdade”. Contrariando o senso comum, os disciplinados garantem que quem se organiza para cumprir compromissos e mantém a vida em ordem é na verdade mais livre. Eles não têm o peso da angústia de ficar “correndo contra o relógio” para ir atrás de prazos em atraso, e podem se dar ao luxo de fazer paradas fora de hora, esticar momentos de lazer e não se descabelar com imprevistos.

Que tal aproveitar para colocar um pouco mais de disciplina no seu dia a dia? A gente ajuda!

1) Seja seletivo

O princípio mais importante para ter disciplina é ser seletivo. Saber fazer escolhas e priorizar o que deve ter espaço na agenda é o primeiro passo. Hierarquizando o que deve ser feito agora e o que pode ser deixado para mais tarde ou para o próximo dia, você ganha tempo focar no que merece atenção, evitando desperdiçar energia.

2) Crie rotina

A falta de rotina gera ansiedade na hora de controlar horários e compromissos. É difícil dar quilibrar tantos afazerem em um dia – temos tem “só” 24 horas! Então, a principal dica é criar rotina. Mesmo quem trabalha em casa deve ter horários para dormir e acordar, para verificar e-mails profissionais etc. A falta do hábito desestabiliza o corpo, com efeitos colaterais como sono desregulado, picos de fome e ganho de peso; além de uma angústia desnecessária.

3) Agendas e calendários

Utilizar agendas e calendários, além de listas de compras e afazeres, libera espaço no cérebro para assuntos mais urgentes, além de ser mais simples na hora de visualizar o que deve ser priorizado.

4) Faça intervalos

Tanto quem trabalha em casa quanto em escritório deve estabelecer um horário para intervalo para um café ou uma volta, por exemplo. O simples ato de tirar o foco do problema já dá um respiro e traz nova perspectiva ao assunto em questão, além de exercitar músculos das pernas e dos olhos, que podem sofrer de cansaço por ficarem muito tempo na mesma posição ou com o foco numa distância constante.

5) Não se cobre demais

Estudos comprovam que são necessárias aproximadamente seis semanas para instalar ou desinstalar um hábito. Por isso, dê tempo ao tempo para se programar no novo cotidiano. Mas nunca se esqueça de que, no fim das contas, quem sai ganhando é você!

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter