GuiaMais
 Vai um chazinho? Quente ou gelado?

Vai um chazinho? Quente ou gelado?

Do mate gelado carioca ao chimarrão gaúcho, um pouco sobre a bebida no Brasil, que tem ganhado cada vez mais espaço e mostrando que o chazinho veio para ficar.

O Brasil é facilmente identificado com café. A qualidade dos nossos grãos é mundialmente reconhecida, e o hábito de tomar café com leite, tão popular, é encontrado nos quatro cantos do país. Uma cortesia bastante comum também é oferecer uma xícara de café quando recebemos visita. Em outros lugares, como Inglaterra e Índia, nesse costume a bebida é substituída pelo chá, que vem ganhando cada vez mais adeptos por aqui também.

O chá no Brasil

Por ser um país tropical, uma versão que caiu facilmente no gosto brasileiro é o chá gelado. Nele, o chá preto geralmente é acrescido de algum sabor de fruta e um toque mais adocicado. Servido em baixas temperaturas, é uma opção bem refrescante para os dias de calor.

No Rio de Janeiro, o chá mate gelado vendido nas praias já é parte da cultura local, e faz ótima companhia com os populares biscoitos de polvilho, uma dupla carimbada nas areias do litoral fluminense.

Outro costume bem característico em relação ao chá é encontrado no sul do país: o chimarrão. A bebida também é feita com erva mate e tomado quente. Beber chimarrão é um hábito fortemente arraigado à cultura do Rio Grande do Sul. E não é difícil encontrar gaúchos que, mesmo morando fora do seu estado de origem, carreguem consigo a cuia para o preparo da bebida em qualquer canto.

Casas de chá

Devido ao crescimento do consumo de chá no país, um estabelecimento que está se tornando cada vez mais comum são as casas de chá. São lugares pensados especialmente para o consumo da bebida, com equipamentos e rituais que tiram o melhor proveito das ervas; além de acompanhamentos que harmonizem com cada sabor. A marca mais famosa é a The Gourmet Tea, que tem loja própria em São Paulo, mas também é encontrada em outras casas de chá. Com sabores sofisticados e vendidos em charmosas latinhas coloridas, os aficionados têm a chance de levar as ervas para o preparo em casa.

Já no sul, uma tradição deixada pela imigração germânica é a do café colonial. Normalmente realizado aos domingos à tarde, o hábito inclui vastas opções de bolos, pães, frios, conservas e iguarias tipicamente alemães, como o apfelstrudel (torta de maçã). Apesar de o nome ser “café colonial”, neste café da tarde o chá também tem seu espaço, ao lado de chocolate quente, capuccino e outras bebidas aquecidas.

Para os mais aventureiros na cozinha, não é difícil encontrar lojas especializadas que vendem diferentes tipos de ervas para infusão em casa. Já para quem prefere comodidade, os que são vendidos em saquinhos no supermercado também possuem grande variedade de sabores e opções. É só escolher!

 

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter