GuiaMais
 Tamanho não é documento

Tamanho não é documento

Dicas para decorar um quarto com pouco espaço – mas muito charme!

Quando a gente pensa em chegar em casa e relaxar, a primeira imagem que vem à mente é um quarto aconchegante, confortável e agradável. Mas e quando o espaço é limitado e a gente teme é sentir claustrofobia quando entra no recinto? Sem desespero! Dá para otimizar todo o espaço disponível do seu quarto de forma harmoniosa e deixá-lo organizado, prático e acolhedor. O GuiaMais.com lista aqui dez dicas importantes na hora de decorar o ambiente mais relaxante da casa:

1) Faxina do bem

Elimine tudo o que for desnecessário, mantendo só objetos de uso cotidiano ou que tenham utilidade comprovada. Cada centímetro é precioso e convém ser bem utilizado. Tudo deve ter seu devido lugar, sem comprometer o estilo ou a funcionalidade (afinal, espaço organizado também parece mais amplo e arejado!).

2) Cores suaves

As cores devem ser mais suaves, aumentando visualmente o cômodo – deixe as cores fortes para pontuar a decoração, como almofadas, tapetes e objetos. Luz natural abundante também ajuda a ampliar o espaço – se não for possível, utilize pontos de luz difusa, como abajures e luminárias. Use a mesma paleta de cores calmas nos móveis (de preferência baixos, aumentando o espaço livre disponível).

3) Amplitude

Além da luz natural, espelhos bem posicionados têm um papel importante para dar a sensação de amplitude. A dica não é nova, mas eficiente: sempre funciona. Utilize atrás da cama ou nas paredes laterais.

4) Móveis no lugar certo

Evite móveis nas áreas de passagem, porque dificultam o fluxo. E, ainda no quesito mobiliário, o melhor é optar por peças maiores em menor quantidade do que muitas peças pequenas espalhadas, que dificultam a localização de objetos e deixam a limpeza mais trabalhosa. Também procure móveis multifuncionais, como camas com gavetas e armários com sapateiras embutidas, que facilitam o dia a dia. Se o espaço de fato for muito reduzido, considere móveis feitos sob medida – apesar de o custo ser mais elevado, o investimento compensa.

5) Nichos

Aposte em nichos para economizar espaço: servem para abrigar livros, portas-retrato e objetos menores, além de trazerem maior leveza visual ao ambiente. Os baús também são uma ótima saída para espaços muito compactos: têm espaço para armazenar diversos objetos e ainda podem funcionar como assento ou mesinha de apoio, quando fechados.

6) Cama

A cama não deve ser muito alta e volumosa – dá sensação de aperto. Procure camas mais baixas e de estrutura leve, e invista em um bom colchão.

7) Elétrica

Tomadas e pontos de luz devem estar posicionados em lugares de fácil acesso, e sem risco de curto-circuito. Isso agiliza tarefas corriqueiras como carregar o celular, e ainda deixa o cômodo mais “limpo” visualmente, sem fios emaranhados.

8) Almofadas e tapetes

Para aumentar a sensação de conforto e aconchego, use e abuse de almofadões distribuídos pela cama e tapetes de tecido macio. Neste caso, prefira os antiderrapantes para evitar acidentes.

9) Armários

Portas de correr nos armários são ótimas na hora de ganhar espaço no cômodo, além de serem mais práticas no dia a dia. Se forem feitas de material transparente, melhor ainda: dão respiro ao ambiente e maior sensação de leveza.

10) Organização é fundamental

Evite deixar objetos espalhados e roupas jogadas – em ambientes diminutos, a sensação de caos é maior ainda!

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter