Como saber seu tipo de cabelo
Para cuidar corretamente dos fios e comprar os produtos certos, é importante conhecer qual seu tipo de cabelo. Por isso, viemos te ajudar a reconhecer seu cabelo para entender o o melhor tratamento e os cuidados adequados para ele. Confira:
Tipo 1: Liso
O cabelo liso costuma ser mais oleoso e precisa de hidratação a cada 15 dias. Podem ser divididos em 3 tipos: A, B e C.
1A
O cabelo 1A não tem nenhum tipo de curvatura e costuma ser fino. Dificilmente tem frizz e nenhum penteado dura muito tempo nele!
1B
Com um pouco mais de volume, o 1B é mais grosso que o anterior e apresenta menos oleosidade na raiz.
1C
O cabelo 1C é mais grosso e volumoso, além de apresentar algumas ondulações leves, em formato de S.
Dicas para cuidar do cabelo liso
Nesse tipo de cabelo a oleosidade é alta, por isso é importante não usar produtos próximos da raiz. Banho muito quente também deve ser evitado, já que a temperatura alta resseca o couro cabeludo que produz mais oleosidade.
Tipo 2: Ondulado
O cabelo ondulado apresenta ondas em formato de S e pode ficar liso ou enrolado, dependendo da finalização. Ativador de cachos e cremes leves auxiliam na formação das ondas.
2A
Esse tipo de cabelo muitas vezes é confundido com um liso “rebelde” já que apresenta frizz, raiz lisa e volume nas pontas. Para a formação das ondas, é preciso ativá-las com cremes de textura leve.
2B
O tipo 2B apresenta ondas um pouco mais definidas que o tipo anterior e dependendo da finalização, pode ser parecer liso ou cacheado. Tem bastante frizz e é mais seco na raiz.
2C
As ondas do cabelo 2C são bem definidas, mas não são em formato de espiral. São cabelos mais armados e com mais frizz que o anterior e as ondas aparecem desde a raiz.
Dicas para cuidar do cabelo ondulado
A regra número 1 é não escovar o cabelo seco! Para não perder toda a definição das ondas, o cabelo ondulado precisa ser escovado molhado. Também é importante hidratar semanalmente para manter o brilho.
Tipo 3: Cacheado
Os cabelos cacheados formam cachos em formato de espiral e também são divididos em 3 tipos. Por serem mais secos, é importante manter a hidratação em dia.
3A
O cacho 3A é aberto e não muito definido. Possui pouco volume na raiz e bastante nas pontas.
3B
O tipo 3B é mais definido e forma cachos pequenos e com elasticidade. Costumam ser armados e tem menos frizz que o tipo anterior.
3C
O cacho dos cabelos 3C é o mais definido, com formato de espiral e bem fechado. O cabelo é volumoso e define facilmente.
Dicas para cuidar do cabelo cacheado
Os cabelos cacheados são secos, por isso a hidratação é o cuidado mais importante com esse tipo de fio. O óleo de coco é ótimo para ser usado como reparador de pontas.
Tipo 4: Crespos
O cabelo crespo é mais volumoso e grosso e seus cachos são bem fechados. A oleosidade não chega até as pontas do cabelo, deixando-o seco e quebradiço. Para mantê-lo saudável é recomendado o uso de óleos naturais.
4A
Cachos em formato de espiral, pequenos e bem definidos. O fio é fino e frágil e o cabelo é volumoso.
4B
Os cachos do tipo 4B são em formato de zigue-zague. O cabelo tem bastante volume e frizz.
4C
O cabelo 4C não possui definição e sofre com o fator encolhimento. Normalmente é usado como black power.
Dicas para cuidar do cabelo crespo
É importante utilizar produtos específicos para o seu tipo de cabelo e evitar o uso de secador e chapinha, já que o cabelo crespo é frágil e quebradiço. Para evitar o frizz, prefira secar o cabelo naturalmente.
Vale lembrar que é muito comum ter mais de um tipo de fio de cabelo! Procure um cabeleireiro para te ajudar e ter mais informações.
E aí, identificou qual é seu tipo de cabelo? Deixe nos comentários 😉
Leia também: Tudo sobre umectação capilar