Truques para organizar a geladeira
Sabia que a forma que você costuma organizar a geladeira é determinante para a preservação do alimento? Isso mesmo!
Poucos sabem, mas o armazenamento correto de mantimentos no eletrodoméstico evita que se estraguem rapidamente (o que previne intoxicações alimentares e te ajuda a economizar nas compras no supermercado).
Alimentos guardados de forma incorreta podem causar maior proliferação de fungos e bactérias na sua cozinha, o que afeta a saúde de toda a família.
Dicas de organização de geladeira:
01. Ovos na caixa de papelão ou em potes de plástico
O melhor local para deixar os ovos é na caixa original ou em potes. Lavá-los antes de ir à geladeira também não é adequado, pois suas cascas são porosas e absorvem a água, com isso o alimento pode estragar rapidamente.
02. Leite no lugar certo
O leite azeda facilmente comparado a outros alimentos. Para preservá-lo, o ideal é colocá-lo nas prateleiras mais frias da geladeira, que, geralmente, são as de cima. Caso o contrário, em temperaturas baixas, o leite pode fermentar e acumular bactérias.
03. Carnes cruas protegidas e resfriadas da maneira certa
Se você não for congelar a carne, o local certo para deixá-la também é na prateleira de cima (que é mais fria).
04. Manteigas e queijos fechados
As manteigas e os queijos devem ficar fechados e na gaveta de laticínios, isso ajuda a manter a temperatura ideal, sem perder o gosto ou ficar com textura rançosa.
05. Condimentos na porta da geladeira
Ketchups, mostardas, maioneses, conservas etc. podem ficar na parte com menor resfriamento, a porta da geladeira. Esses tipos de alimentos possuem quantidade significativa de sal e vinagre, que são conservantes naturais.
Alimentos que devem ficar longe da geladeira
Como fazer o alimento durar mais? Colocando na geladeira? Nem sempre! Ao contrário do imaginário popular, muitas frutas, legumes e hortaliças não devem ficar expostos às baixas temperaturas, pois perdem propriedade e sabor. Confira alguns dos alimentos que não devem ficar na geladeira:
Cebolas
As cebolas precisam de ventilação, por isso devem ficar em locais abertos e arejados. O interior da geladeira, que é úmido, faz com que se estraguem com facilidade.
Açúcar
Quando submetido a baixas temperaturas, o açúcar perde suas propriedades, sabor e textura. O ideal é deixá-lo no armário e, para afastar as formigas, uma dica é colocar um pedaço de algodão molhado com álcool dentro da dispensa.
Tomates
Para não perder o sabor natural e estragarem rapidamente, os tomates devem ficar na fruteira e de cabeça para baixo.
Se precisar, encontre técnicos para manutenção de geladeiras no GuiaMais.com > Comércio e manutenção de geladeiras.
Veja também: Organizando a casa com o método KonMarie