Dia de combate ao mau hálito
Mais comum do que se imagina, o mau hálito já atinge mais de 50 milhões de pessoas no nosso país. O problema é tão comum que ganhou dia próprio: 22 de setembro, Dia Nacional do Combate ao Mau Hálito. A data tem como objetivo alertar e indicar as pessoas a respeito das causas e os tratamentos disponíveis. Essa ação de conscientização inicia-se hoje e vai até o dia 25 de outubro – Dia do Dentista.
Muitos motivos
O mau hálito pode ser causado por mais de 60 motivos e é um indicativo que existe alguma desordem no organismo. Alguns das causas mais comuns são falta de higienização, boca seca/ pouca saliva e patologias. Mas fique tranquilo que, na maioria das vezes, esse problema é sanado com alguns hábitos, que também irão lhe prevenir de outros problemas bucais.
Algumas dicas que evitam o mau hálito são escovar os dentes regularmente, não pular o fio dental e escovar a língua. Para evitar a falta de saliva, o ideal é beber bastante água e, se puder, mascar chicletes sem açúcar. Já no caso de estar ligado a alguma doença, deve-se procurar um médico especializado para orientação do tratamento adequado.
Dica: Evite café. A cafeína em excesso forma uma espécie de “cobertura” na língua, que impede a oxigenação e contribui para proliferação de bactérias.
Meu amigo está com mau hálito, devo falar?
Se você perceber o problema frequentemente, a resposta é SIM! Pois o mau hálito atrapalha a convivência com as pessoas, seja num ambiente com amigos, namorado(a) ou trabalho. E, geralmente, a pessoa não tem ideia do que está acontecendo porque o olfato é suscetível a adaptações (ou seja, nos acostumamos com o mau cheiro).
Qual escova escolher?
Gostou das dicas? Então não esqueça de deixar seu comentário!