Café: vilão ou mocinho?
Tomar café pela manhã ou “um cafezinho” durante a tarde é um hábito dos brasileiros passado há muitas gerações. Os números realmente impressionam: o café está presente em 98% dos lares brasileiros segundo o Conselho Nacional do Café 2014.
A bebida tão querida no país também é constantemente levada à julgamento quando o assunto é seus benefícios e malefícios. Mas fique tranquilo se você não dispensa o café no seu dia a dia, nós esclarecemos algumas dúvidas. Confira:
Existem limites para tomar café por dia
O café pode ser um aliado na dieta e na manutenção da saúde em diversos aspectos, mas somente quando consumido moderadamente. Por isso, o ideal é beber de 3 a 4 xícaras no máximo, mais do que isso o café pode se tornar um vilão e prejudicar o sono, o funcionamento do estômago, entre outros.
Cafeína deixa a pessoa mais atenta
A cafeína, que é um dos componentes do café, estimula o efeito de alguns hormônios, como o da adrenalina, e ainda age sobre algumas enzinas que ajudam a combater a fadiga. Também é verdade que o café ajuda a combater a depressão e a melhorar o humor.
Alivia a dor de cabeça
Há quem diga que é mito, mas o café ajuda a aliviar a enxaqueca e dores de cabeça quando ingerido ainda nos primeiros momentos da dor. É, por isso, inclusive, que alguns medicamentos possuem cafeína em sua fórmula.
Ajuda prevenir doenças cardíacas
O café é um aliado para ajudar a diminuir os riscos de doenças cardíacas, isso porque as substâncias que existem na bebida ajudam a controlar o colesterol no sangue. Porém, isso só acontece com o café coado. Isso porque o coador retém substâncias gordurosas do café. O consumo adequado também ajuda a prevenir o diabete tipo 2.
Algumas pessoas devem evitar o consumo
Como já citado acima, o café traz diversos benefícios à saúde, mas algumas pessoas devem ficar ainda mais atentas e não ultrapassar a quantidade máxima de café por dia (de 3 a 4 xícaras no máximo), como é o caso de gestantes, mulheres na menopausa e idosos. Pessoas que sofrem com sensibilidade à cafeína, insônia e problemas estomacais também devem evitar.
Café vicia
Em excesso, o café pode causar dependência. A cafeína em grandes quantidades por dia atua no cérebro de formas semelhantes a outros componentes que causam o vício. Alguns sinais do vício são dores de cabeça, ansiedade e nervosismo quando há restrição do consumo mesmo que pouco.
Crianças podem tomar
Os pequenos também podem consumir café, mas em poucas quantidades, assim como outros produtos que possuem cafeína, como é o caso de refrigerantes, chá gelados e chocolates.
Quer saber mais? Consulte um nutricionista e conheça os alimentos ideias para seu dia a dia.