
Passeio de paulista: livrarias e saraus
Um dos passeios cada vez mais famosos na cidade de São Paulo são as livrarias e os saraus. O momento de compartilhar histórias, gostos e predileções ganhou a atenção dos paulistanos!
No princípio, esses rolês eram apenas para literatos, porém se tornaram atraente para aqueles que buscam um passatempo diferente, interessante e que agregue novos conhecimentos. Além da chance de conhecer pessoas com interesses em comum, pode ser uma grande diversão!
Ratos de livraria
Ver esta publicación en Instagram
Para quem gosta de uma boa livraria, repleta de opções de títulos para todos os gostos e bolsos, São Paulo não decepciona! A lista de estabelecimentos na cidade é enorme e bem recheada. Entre as mais tradicionais, como a Livraria Cultura, há a oferta não somente de livros, mas entretenimento para um dia todo de passeio: um cinema no subsolo, um café para uma pausa merecida e um teatro no andar superior.
Outra livraria famosa, a da Vila, começou na Vila Madalena e hoje tem unidades espalhadas por toda a cidade, sendo uma das mais famosas a dos Jardins. Uma boa seleção de livros é acompanhada por um café charmoso aos fundos e arquitetura aconchegante. Há também cursos, workshops, palestras, shows e diversas atividades para todos os públicos.
Já a Fnac, também gigante no ramo, tem em suas duas maiores unidades (Pinheiros e Paulista) programação variada. Além disso, contempla lançamentos e atividades relacionadas ao mundo da literatura, das artes e da música.
Mas tem uma livraria em especial que une todo o charme das estantes repletas de histórias com festas alternativas e shows independentes: a Livraria da Esquina, na Barra Funda, começou um projeto singelo e despretensioso e ganhou o coração dos moderninhos. Livros dividem espaço com exposições, fotos, desenhos e muita música, regados a cerveja de garrafa e bons drinques.
Encontros poéticos
Por fim, pra quem ama o encanto das noites de antigamente, que tal um pulinho na Casa das Rosas? O belíssimo casarão, projetado por Ramos de Azevedo na década de 1930, foi um presente para sua filha e guarda características de um dos mais famosos arquitetos locais. Além da imponente arquitetura, outro atrativo da casa é o encantador jardim, inspiração para o nome do local. E ainda conta com uma programação variada de saraus e encontros que de poesia, literatura e artes em geral.
Com um cenário mega convidativo, os saraus aos sábados atraem cada vez mais interessados em descobrir o mundo da poesia. É um espaço para debater, trocar e agregar conhecimento. Então, que tal experimentar?