GuiaMais
 Porto Alegre, cidade que faz jus ao nome

Porto Alegre, cidade que faz jus ao nome

Dicas de roteiros até R$50 para aproveitar o alegre destino

Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, tem cerca de 1,5 milhão de habitantes e suas esquinas são cheias de charme e história. Sua geografia diversificada e o lago Guaíba (popularmente conhecido como “Rio Guaíba”) garantem o encanto para moradores e visitantes.

As influências de imigrações variadas trouxeram um caldeirão de culturas e um sotaque característico, cantado e repleto de expressões locais, como “barbada”, “pila”, “tu”, “guri e guria”; e a interjeição mais polivalente, “bah!”, utilizada em diversas situações.

Por isso, se você quer saber mais sobre essa cultura diversa, confira. O GuiaMais.com selecionou duas opções de roteiro na capital gaúcha gastando até R$50. Bom passeio!

Passeio histórico

O passeio perfeito para um dia livre começa com um almoço no Mercado Público Central. O prédio, localizado ao lado da prefeitura, foi inaugurado em 1915 e restaurado no final do século 20, com reinauguração em 1997.

Além das bancas tradicionais, para comprar artigos locais e souvenires, o mercado conta também com um mezanino com restaurantes. Com comidas variadas, que vão desde a culinária gaúcha (com destaque para a carne), até culinária japonesa e vegetariana.

Após o almoço, uma caminhada até a Praça da Alfândega. O charmoso local, repleto de árvores e bancos para um descanso ao ar livre; é cercado de edifícios históricos, como o Memorial Rio Grande do Sul e o Clube de Comércio de Porto Alegre. Para um passeio cultural, temos o Museu de Arte do Rio Grande do Sul, com acervo voltado principalmente para artista locais; e o Santander Cultural, com exposições temporais, que já abrigou obras de Miró e Pablo Picasso.

Para fechar a tarde, um pulinho até a Usina do Gasômetro. Além de ser um centro cultural importante de Porto Alegre, o local é famoso por ter o pôr do sol mais bonito da cidade, às margens do Lago Guaíba.

À moda antiga

Que tal aproveitar o domingo se divertindo com artigos de outras épocas? Nosso passeio começa com o famoso Brique da Redenção. O mais famoso mercado de pulgas da região, acontece aos domingos no Parque Farroupilha (ou Redenção). E é uma feirinha repleta de achados vintage e retrô, artesanato e artigos locais. Há também barracas de comida para quem beliscar alguma coisa durante o percurso; com opções como pastel, salgados e até acarajé. Aproveite para dar também uma volta no parque, um dos maiores da cidade, cheio de belas paisagens e até pedalinho no lago!

Quem não se cansa de fuçar velharias pode aproveitar a proximidade para ir até a Avenida João Pessoa. No quarteirão seguinte ao parque tem a loja Teia de Aranha, misto de brechó, sebo e antiquário, com artigos de diversas épocas a preços convidativos. Só não pode ter frescura!

E aí, gostou dos roteiros? Conta pra gente qual seu próximo destino!

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter