O Rio de Janeiro continua lindo…
O outono também traz boas surpresas na cidade maravilhosa, aproveite!
Se você acha que o Rio é só janeiro, fevereiro e março, como cantava Gilberto Gil, está na hora de rever seus conceitos! A cidade maravilhosa traz ótimas surpresas para quem decide visitá-la no outono, sem o tumulto do verão e do carnaval. O GuiaMais.com preparou aqui três dicas de passeios cheios de charme e fora das rotas mais turísticas, mas com a sempre inigualável beleza carioca:
Centro histórico + passeio de bike
Se você já esteve no Rio, provavelmente foi difícil ficar longe do calçadão e da dupla “biscoito globo + mate gelado”. Mas o centro histórico vale uma visita! Edifícios coloniais de arquitetura rebuscada, de quando a cidade era a capital do país, dão um charme extra à região. A Praça XV de Novembro concentra as maiores joias, como o Paço Imperial, sede do governo nos tempos da monarquia e do império.
Ali perto, o Centro Cultural Banco do Brasil tem sempre ótimas exposições num prédio igualmente rico em detalhes. A histórica Confeitaria Colombo, inaugurada em 1894, serve deliciosos quitutes e tem cara de túnel do tempo. Para fechar o passeio, que tal umas boas pedaladas? A prefeitura implantou em outubro do ano passado o Bike Rio, sistema de aluguel de bicicletas espalhado por mais de trinta pontos do centro e da Zona Sul.
Santa Teresa + fim de tarde na Lagoa
Continuando os passeios com cara de Rio à moda antiga, que tal uma visita ao charmoso bairro de Santa Teresa? Suas pequenas ruelas, que datam do século 17, valem um passeio demorado pelas ladeiras para explorar seus tesouros escondidos. Repleto de lojas de artesanato, brechós e mercadinhos antigos, tem uma belíssima vista da Baía de Guanabara.
O fim de tarde de um dia assim sem pressa pode ser na famosa Lagoa Rodrigo de Freitas, com seus quase oito quilômetros de margens para passeios de bicicleta, caminhadas ou corridas. Os quiosques oferecem boas opções de petiscos, ideais para um descanso preguiçoso e despreocupado.
Café da manhã no Parque Lage + tarde na Urca
Outro segredinho bem escondido dos cariocas é o agradável Parque Lage, no bairro do Jardim Botânico. Com cara de bosque, o parque abriga um belíssimo casarão de 1920 com vista privilegiada do Cristo Redentor, sede também da Escola de Artes Visuais e de um delicioso café, que serve desjejum caprichado nas mesinhas disputadas ao redor do espelho d’água. Aproveite o passeio para ver as exposições do local e dar um respiro entre as árvores.
Para terminar um dia, siga para o bairro da Urca, um dos mais tradicionais da cidade. Considerada a região mais segura do Rio, devido à presença de um quartel do exército e ausência de favelas; tem vistas deslumbrantes do Morro do Pão de Açúcar e Morro da Urca. Foi sede do memorável Cassino da Urca e teve moradores ilustres, como Dalva de Oliveira e Carmen Miranda. Atualmente é o rei Roberto Carlos que reside na região, onde também fica seu estúdio.
Finalize a visita com uma cerveja na mureta do Bar Urca, point dos locais e ponto de encontro dos cariocas descolados.