Renovada e bem hidratada
Sete dicas espertas para colocar a hidratação do corpo em dia!
Depois dos estragos do combo-verão (cloro, sal e sol em excesso), sua pele deve estar pedindo cuidados extras e carinho redobrado. O outono é a época ideal para reforçar a hidratação, já que está chegando o inverno, e as baixas temperaturas, o tempo seco e o vento forte maltratam ainda mais a pele. Mas não há motivos para desespero! Veja aqui sete dicas simples e eficazes para deixar sua pele novinha em folha:
1. Esfoliação
O primeiro passo é uma esfoliação bem feita, para retirar as células mortas e preparar a pele para receber os cremes. Utilize produtos específicos com movimentos circulares e suaves, sem muita pressão (que pode agredir e machucar). A recomendação é que ela seja feita uma vez por semana (em peles normais ou oleosas) e apenas duas vezes por mês (em peles secas ou sensíveis).
2. Cosméticos
Use e abuse dos cremes e cosméticos noturnos! Eles são mais concentrados que os cremes diurnos e possuem fórmulas específicas com ingredientes selecionados. Entre duas e seis horas da manhã ocorre o pico de restauração celular, favorecendo a ação dos princípios ativos. Outros cuidados, como colocar uma meia nos pés após a aplicação de um creme específico, potencializam ainda mais seu efeito.
3. Ingestão de líquidos
O tempo mais friozinho dá menos sede, fazendo a gente relaxar um pouco na ingestão de líquidos. Mas não caia nessa! A hidratação também vem de dentro para fora, e beber pouca água agrava ainda mais o ressecamento da pele. Capriche na ingestão de líquidos como sucos naturais, sopas e água de coco. Se estiver muito frio, abuse das bebidas quentes, como os chás. O ideal é consumir de 1,5 a 2 litros por dia, fracionados em pequenos volumes.
4. Alimentos ricos em água
Outros alimentos ricos em água também dão aquela força extra na hora de hidratar o corpo por dentro: melancia, melão, morango, abacaxi, pepino e tomate são boas opções para enriquecer saladas, lanchinhos e sobremesas. Como são ricos em minerais e eletrólitos que mantêm a hidratação por mais tempo, a recomendação é consumi-los frescos.
5. Banhos mornos ou gelados
Evite banhos muito quentes, que ressecam ainda mais a pele. Banhos mornos e rápidos, pela manhã e à noite, são o ideal.
6. Sabonetes líquidos
Utilize sabonetes líquidos ao invés de sabonetes comuns em barra. Eles ressecam menos a pele e têm mais ativos nutritivos.
7. Hidratante pós banho
Aproveite para passar os cremes hidratantes logo após o banho, com a pele ainda úmida. Essa umidade ajuda a pele a absorver melhor o creme e reter a hidratação por mais tempo. Aplique com movimentos suaves e circulares até total absorção do produto.
Gostou das dicas? Deixe seu comentário!