GuiaMais
 A Bahia é aqui: conheça!

A Bahia é aqui: conheça!

De Salvador para São Paulo

Em São Paulo, famosa por sua gastronomia rica e variada, a culinária que está ganhando cada vez mais adeptos é a baiana. Não somente pelos migrantes que vieram morar na cidade e sentem saudade de casa; mas também por paulistanos e pessoas vindas de outros cantos do país, que se renderam aos encantos da pimenta e dos temperos perfumados e de sabor marcante.

O prato mais tradicional é o acarajé. O bolinho, feito de uma massa leve e aerada de feijão e frito em óleo de dendê, pode vir recheado com camarões secos, caruru, vatapá, quiabo, salada ou vinagrete, dependendo do gosto do freguês. Em Salvador, cada esquina tem sua barraquinha para vender o quitute, geralmente servido por baianas vestidas em trajes típicos. A pimenta forte pode assustar os menos precavidos, então é melhor ir com cuidado se você não está acostumado a comidas “quentes”.

Restaurantes famosos

Já em São Paulo, os restaurantes costumam ter duas opções: uma de mini acarajés; e o tamanho normal, maior. Dois restaurantes para provar as delícias são a Rota do Acarajé, no bairro de Santa Cecília, e o Soteropolitano, na Vila Madalena. Ambos são conhecidos por seu ambiente informal e simples, e comida bem-feita e bem servida a preços razoáveis.

Mas não é só de acarajé que vive a culinária baiana, que tem uma extensa e variada gama de pratos. A moqueca, um ensopado de peixe bem temperado, é outra especialidade bastante popular. A Barra Baiana, restaurante que fica em Perdizes, e o Consulado da Bahia, em Pinheiros, são bons destinos para experimentar o prato.

Mas o restaurante mais famoso – e mais disputado – talvez seja o Mocotó. A grande distância do centro da capital e suas longuíssimas filas de espera valem a pena para provar as delícias do chef Rodrigo Oliveira.

Cozinhar em casa

Já para quem quer se aventurar em casa, não basta ter em mãos as receitas detalhadas; os ingredientes certos é que garantem o sucesso. Em São Paulo também é possível encontrar empórios especializados em produtos nordestinos; com farinhas, feijão, carnes desidratadas e queijo coalho. A origem dos produtos é rigorosamente avaliada. E, a procedência garante sabor e qualidade incomparáveis com os produtos pasteurizados e industrializados encontrados em supermercados.

O atendimento mais pessoal e informal também atrai marinheiros de primeira viagem, que acabam voltando. Esse tipo de estabelecimento, conhecido como “casa do norte”, está ganhando cada vez mais espaço. Com chefs locais estrelados voltando os olhos para a cozinha considerada “genuinamente brasileira”. A Casa do norte Bom Baiano, no Ipiranga, e o Mocofava, no Mandaqui, são boas opções para garimpar.

Se interessou pela culinária baiana? Conta pra gente nos comentários!

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter