GuiaMais
 Salvador a 50 – Baianidade nagô

Salvador a 50 – Baianidade nagô

Salve São Salvador… 

Uma das capitais do Brasil com maior personalidade e características próprias, Salvador tem uma explosão de cores, sabores e ritmos!  Fundada como São Salvador da Bahia de Todos os Santos, a cidade é famosa por seus quitutes apimentados, alegria contagiante e forte miscigenação. Criado por um caldeirão de diferentes culturas, línguas e imigração das mais distantes partes do mundo.

Essa mistura toda tem no sincretismo religioso uma de suas expressões mais fortes. Os soteropolitanos veneram santos católicos e símbolos cristãos com a mesma fé com que adoram os orixás, representantes do candomblé. A cidade tem 365 igrejas católicas, uma para cada dia do ano! Haja fé e axé.

A capital baiana tem mais de 2,5 milhões de habitantes e completou 263 anos no último dia 29 de março. E não é difícil ter um monte de imagens na cabeça quando o assunto é Salvador. As ladeiras do Pelourinho, a escadaria da Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, o acarajé servido nas ruas pelas carismáticas baianas, a hospitalidade do povo soteropolitano, a música vibrante… Mas não é só dos pontos turísticos e famosos que vive a cidade! Salvador tem tudo isso e muito mais, basta querer desbravar.

 De todos os santos

Para quem está pisando pela primeira vez na cidade, um bom ponto de partida é o famoso Elevador Lacerda. Um dos cartões-postais de Salvador, ele liga a Cidade Baixa à Cidade Alta e tem uma belíssima vista da Baía de Todos os Santos, do Mercado Modelo e, ao fundo, do Forte do Mar. O Mercado Modelo fica no bairro do Comércio e é destino certo para quem quer comprar lembranças locais! Você pode visitar o Forte de São Marcelo ou Forte do Mar de barco.

Nas redondezas está o Pelourinho, bairro do centro histórico da cidade recheado de suas características ladeiras e charmosas casinhas coloridas. Aproveite para conhecer a Casa Jorge Amado, no Largo do Pelourinho e a Igreja de São Francisco, com uma exuberante decoração interna, toda em ouro.

O bairro do Pelourinho era majoritariamente de casas até início do século 20. Porém, sofreu forte degradação nos anos 1960. Nos anos 1980 tornou-se Patrimônio Histórico pela UNESCO e passou por uma revitalização, sendo um polo de efervescência cultural. Hoje, infelizmente, a região se encontra um pouco abandonada e vive lotada de turistas entregues à própria sorte. Sim, é necessário atenção ao visitar. Mas não deixe de conhecer: o charme e a história deste animado centro cultural valem a visita!

Sombra e água fresca

Para quem gosta de explorar a natureza e o belo litoral baiano, Salvador também tem muitas opções! Quem prefere sossego e quiser se afastar um pouco das que ficam na orla, pode ir até o município de Lauro de Freitas, no Litoral Norte, que tem as deliciosas Praia do Flamengo, Praia de Aleluia, Praia de Ipitanga e Villas do Atlântico. Elas ainda possuem barracas e são mais tranquilas. A Praia do Forte também não decepciona: localizada na região da Barra (próxima ao famoso Farol), é belíssima e destino certo para os turistas da capital.

Acarajé, meu rei

Não dá para falar da Bahia sem falar da deliciosa e característica culinária baiana, cheia de pimenta e dendê. Apesar de os pratos mais conhecidos ainda serem o acarajé e o vatapá, há outros quitutes tão famosos (e gostosos!) quanto: moqueca e tapioca, além de camarões nas mais diversas versões, são de dar água na boca.

E aí, gostou das dicas? Deixe seu comentário!

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter