Pizza nostra de cada dia
As pizzas mais tradicionais e os novos formatos e sabores que estão surgindo
Apesar da variada oferta culinária de São Paulo, a comida típica da cidade para o paulistano é “Pizza!”. Devido a intensa imigração italiana nos séculos XIX e XX, a herança gastronômica na cidade é muito forte. Aliás, SP é repleto de cantinas e pizzarias, especialmente nas regiões do Bixiga e da Mooca.
Os paulistanos prezam tanto a sua pizza que até criaram um dia especial para ela, comemorado 10 de julho. E, por isso, dizem ter a melhor pizza fora da Itália – ideia reforçada até pelos próprios italianos que visitam o país.
Opções não faltam em São Paulo para quem quer comer “la vera pizza italiana”. E, vão desde as tradicionais cantinas, com toalha de mesa xadrez e a “tarantela” nas caixas de som; até as pequenas pizzarias de bairro e telepizzas, para quem não quer sair do conforto de casa.
Variações inusitadas
Além disso, como a criatividade brasileira também encontra espaço para experimentações, há opções para quem quer testar novos sabores e formatos. O calzone, variação mais tradicional, consiste em um disco de massa igual à da pizza, redondo, dobrado ao meio e pontas seladas. Além disso, é recheado com diversas opções de queijos, frios e defumados, ao gosto do freguês. Parece um pastel assado e, quando vem em tamanhos menores, é ótima opção para um lanche rápido e prático.
Outra sugestão para quem está com pressa é a pizza vendida por pedaço, disponível em alguns estabelecimentos da cidade. Você pode escolher pelos diferentes sabores e não precisa comer uma pizza inteira.
Aliás, uma novidade também para os lanches é a pizza em cone. Também feito com massa de pizza, o que muda mesmo é o formato que é de cone, parecido com um temaki.
Para os vegetarianos, hoje em dia é fácil encontrar opções, pois as casas costumam oferecer pizza sem carne. Normalmente feita com tipos de queijo acompanhados de legumes (ou até frutas). E, assim, as combinações costumam render coberturas saborosas, algumas bastante inusitadas.
Convém tomar cuidado apenas com a quantidade de pedaços, pois a pizza é bastante calórica e pouco nutritiva. Mas o que não falta na cidade são lugares para comer uma boa redonda. Escolha a sua favorita e, como diriam os próprios italianos, “Mangia che te fa bene!”
E aí, gostou de saber? Então já deixa seu comentário!