Só saúde e sorte: talismãs e crenças
Veja o significado dos amuletos
Não é preciso religião ou muita fé para acreditar em amuletos da sorte. Os objetos são populares por afastarem inveja e mau-olhado ou atraírem prosperidade, você pode encontrar facilmente em todos os lugares. Até os mais céticos têm algum talismã, ao qual atribuem um poder sobrenatural de trazer boas vibrações – mesmo que este objeto seja relativamente cotidiano para as outras pessoas, como uma roupa ou acessório que estava vestindo em um dia especial –, o que importa é o conforto de tê-lo por perto.
Contra o mau olhado eu carrego o meu patuá
Bom, reza a lenda que o melhor jeito de ter um amuleto é ganhá-lo de presente de outra pessoa. Selecionamos aqui os amuletos da sorte mais famosos e seus significados, para trazer boas energias para seu 2012!
Figa
O ato de colocar o polegar entre os dedos indicador e médio simboliza o ato de “fechar o corpo” contra energias ruins. Normalmente feito madeira, de acordo com a crença popular, protege contra inveja e mau-olhado. Na falta de uma, vale fazer o mesmo símbolo com a própria mão, para atrair proteção.
Olho de grego
Não é só a cozinha mediterrânea que os gregos deixaram de herança para o mundo ocidental: o olho grego também é um de seus amuletos mais populares. Pode utilizar como pingente em pulseiras e correntes ou na decoração da casa, o tamanho é indiferente: o que importa é que seja azul e de vidro. Conhecido por filtrar qualquer tipo de negatividade, o vidro racha quando saturado de energia – sinal de que cumpriu sua função. Quando isso acontece, é hora de se desfazer dos restos em água corrente e comprar um novo.
Trevo de Quatro Folhas
Símbolo da cultura celta, seu povo acreditava um acontecimento muito raro encontrar um trevo de quatro folhas – seria um sinal de muita sorte. Por isso, é preciso encontrá-lo, não adianta comprar ou ganhar. Tem a fama de atrair riqueza, por isso, geralmente as pessoas guardam na carteira, entre as notas de dinheiro.
Símbolos cristãos
O escapulário e a cruz são alguns dos símbolos mais utilizados como sinal de fé. A crença diz que ajudam na proteção e atraem boas energias.
Talismãs e patuás
Alguns dos amuletos mais populares entre as culturas locais, a pimenta, o alho e o sal grosso protegem contra o mau-olhado. Você pode guardar em pequenos potes espalhados em diversos lugares do ambiente, para neutralizar energias ruins. Um banho de sal grosso também é recomendado: jogue um punhado de sal grosso nas costas antes do último enxágue, para limpar e energizar a aura.
A fita do Bonfim, na Bahia, concede três graças a quem a usa. Basta fazer um pedido para cada nó e esperar que ela arrebente, realizando seu desejo.
Já o patuá é símbolo do nosso sincretismo religioso: ele incorpora elementos das culturas cristã e africana, como imagens de santos, figa e semente.
E aí? Você acha que tá com sorte? Nos conte nos comentários!
Leia mais: 5 receitas de chás para dias frios