Mamãe nota 10: perdendo o peso
Dá para voltar ao corpo de antes da gravidez sem neura – o segredo é ter paciência
Não há dúvidas de que a gestação é um momento mágico na vida de mulher. No entanto, depois de passados os radiantes nove meses, há um bebê no colo e mil angústias em relação ao corpo. Os músculos abdominais ficam esticados, por isso, perder peso é um processo mais trabalhoso. Ter todas as atenções voltadas ao novo membro da família também pode deixar a mãe insegura e se sentindo incapaz de dar conta do recado.
Mas não há motivo para desespero: alguns cuidados extras garantem o sucesso na hora de voltar ao peso. E um pensamento clássico também serve de respiro para as mais ansiosas: viva um dia de cada vez, sem pressa. Então, curta seu pimpolho e tenha paciência, que aos poucos tudo volta ao normal!
1) Sem paranoia
Não entre na paranoia de se espelhar em celebridades que perdem 12 kg no primeiro mês após a gravidez. Este tipo de marketing agressivo só gera frustração! Em geral, as famosas têm uma equipe para auxiliá-las na tarefa cotidiana de perder peso e, principalmente, para cuidar do bebê. Além disso, elas dependem da imagem para sua vida profissional, então podem se dedicar mais a voltar ao peso antigo.
2) Amamentar
Amamentar é uma atividade de alto gasto calórico e que ajuda a voltar ao peso antigo mais rápido. Além disso, é saudável para o bebê e aumenta os vínculos afetivos entre a mãe e a criança.
3) Sem excessos
Evite os excessos de autoindulgência, de descontar ansiedades e frustrações na comida; ou até mesmo utilizar a gravidez/amamentação como justificativa para se acabar na gulodice. Após o parto, o movimento natural do corpo é perder o peso acumulado; então voltar à sua rotina antes da gestação ajuda a eliminar os quilinhos extras.
4) Especialista
Se necessário, procure um especialista (como nutricionista ou endocrinologista) para dicas mais específicas que impactem diretamente em seu cotidiano. Manter uma alimentação saudável e equilibrada, somada a uma rotina regular de exercícios, já ajuda o corpo a “entender” a mensagem de que as coisas estão voltando ao seu lugar – inclusive suas formas. Assim, a perda de peso acaba vindo de forma constante e gradual, sem desespero.
5) Exercícios
A prática de exercícios, ainda que leve, ajuda a reestabelecer os músculos. Costas e braços mais fortes para segurar o bebê e amamentar também são importantes nesta nova fase: procure exercícios para fortalecê-los.
6) Em seis meses
Especialistas garantem que quem ganhou entre nove e doze quilos durante a gravidez deve recuperar seu peso antigo em até seis meses. Quem engordou mais pode levar mais tempo, mas sem neuras – emagrecer um quilo por semana é o ideal para manter a saúde. E quem se cuidou direitinho durante a gestação, com alimentação balanceada e exercícios leves, geralmente perde o peso extra somente com o aleitamento.
7) Acompanhamento médico
O mais importante é sempre ter um acompanhamento médico, pois ele previne medidas despreparadas, tira possíveis dúvidas, segura a ansiedade e ajuda na saúde física e mental da nova mamãe.
E aí, gostou das dicas? Então já deixe seu comentário!