Férias tamanho família
Veja dicas para tirar as crianças de casa nas férias de inverno
Férias escolares em julho equivalem a uma estação pouco convidativa para brincadeiras ao ar livre. Mas a energia das crianças continua nas alturas, e quando ficam sem ter como gastar essa energia, deixam qualquer adulto de cabelo em pé! Como manter os pimpolhos ocupados durante o inverno? O GuiaMais.com seleciona aqui dicas espertas para cada faixa etária:
De 0 a 3 anos:
Leve-os a apresentações mais curtas e bem lúdicas, que entretenham os pequenos no tempo em que eles conseguem ficar parados. Peças de teatro e apresentações para contar histórias infantis dão conta do recado. Parques com playground também ajudam a gastar energia. E ver bichos, como no zoológico ou no aquário, sempre é uma forma de oferecer lazer e educar ao mesmo tempo.
De 3 a 7 anos:
Já dá para levar para oficinas, como de artes e de brinquedos, para os pequenos exercerem a criatividade sem medo. Shopping centers e bibliotecas costumam ter atividades voltadas diretamente ao universo infantil. Também já é interessante levar para visitar museus com mostras que tenham um apelo lúdico. Esportes já entram na pauta: em escolinhas específicas ou nos clubes, ajudam a gastar energia e a fazer novos amiguinhos.
De 7 a 10 anos:
É uma idade já mais independente, mas ainda bastante curiosa e com vontade de produzir. Aulas criativas, como de circo, trazem novos estímulos e aprendizados. Atividades culturais como museus e teatro ganham ainda mais espaço, já que a imaginação costuma ganhar asas nesta fase. Exercícios como patins e corrida de kart também são ótimos para auxiliar na coordenação motora.
De 10 a 12 anos:
Oficinas e aulas ganham espaço de vez – dá para explorar atividades que exigem maior concentração e atenção, como culinária, artes plásticas e música. Outra brincadeira que entra na lista são os acampamentos: é uma ótima saída para tirar as crianças de casa e ainda fazê-las viver experiências novas, como aprender a compartilhar e a conviver em grupo. Alguns ainda aliam atividades extras, como jogos e aulas de inglês. São uma ótima oportunidade para ganharem independência e fazerem novos amigos.
Para todas as idades:
Filmes infantis no cinema são sempre uma boa pedida para entreter a garotada (e ninguém se preocupa com gritos ou choradeira, já que quase todos estão na mesma situação). Parques de diversão têm diversas opções de brinquedos para os pimpolhos, que agradam desde os mais tímidos até os mais destemidos e aventureiros. Restaurantes podem ser uma boa opção para fazer a criança descobrir novos sabores e explorar sentidos com culinárias ainda não experimentadas, como a espanhola e a grega, por exemplo.
E aí, gostou das dicas? Deixe seu comentário!